Como limpar berbigão

Como limpar berbigão
Imagem: espaceagro.com

O berbigão é um dos moluscos mais apreciados dentro da gastronomia mediterrânea. Deliciosos e muito nutritivos, é habitual adquiri-los enlatados, mas não há dúvida de que frescos são incrivelmente melhores, sendo um ingrediente perfeito para a preparação de massas, arroz ou para consumir sozinho. No entanto, é importante limpá-los bem para eliminar toda a areia e destacar o seu sabor. Você não sabe a forma adequada de fazê-lo? Em umComo explicamos como limpar berbigão.

Passos a seguir:
1

Para obter um resultado realmente delicioso o mais importante é escolher berbigão fresco e de boa qualidade. Estes moluscos devem sempre cheirar bem, com um leve aroma de mar, sem cheiros fortes ou desagradáveis que possam comprometer a qualidade do produto.

2

Após ter escolhido os berbigões perfeitos, chega o momento de eliminar toda a areia que possam conter.

Se vive perto do mar, a melhor forma de limpar o berbigão é mergulhando-o em um recipiente cheio de água marinha pelo menos durante 30 minutos. O sal ajudará a que os moluscos soltem a areia e fiquem perfeitos para consumir.

3

Mas se não houver praia por perto, não se preocupe, também há uma opção simples para limpar berbigão e deixá-lo delicioso.

Deverá encher apenas um recipiente com água bem fria e acrescentar duas colheres de sopa de sal grosso. Deixe os moluscos durante 30 minutos soltando toda a sujeira e estarão prontos.

4

Seja qual for o método que escolher, lembre-se de que depois deverá enxaguar o berbigão com água fria para eliminar os resíduos de sal. Elimine também aqueles que estejam quebrados ou abertos, pois significa que estão mortos ou em mau estado, por isso, não é conveniente consumi-los.

Pronto! Seguindo estes simples passos, você poderá desfrutar de alguns berbigões frescos deliciosos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar berbigão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.