Como identificar mariscos em mau estado

Como identificar mariscos em mau estado

O marisco é um verdadeiro manjar e também um dos alimentos mais cotados em nossa lista da compras. O único inconveniente é seu preço elevado, que não está ao alcance de qualquer economia doméstica. Por isso, destinamos o marisco para determinadas épocas do ano e celebrações especiais. De modo que, se não está acostumado a comprar marisco, como pode saber se o peixe se encontra em bom estado e pronto para consumir? Não se preocupe porque em umComo explicamos-lhe como identificar mariscos em mau estado.

Passos a seguir:
1

O peixe é um alimento que deve ser consumido fresco, de modo que não se recomenda deixá-lo na geladeira muito tempo. Se for seu caso e agora tem dúvidas para identificar mariscos em mau estado, uma pista importantíssima é o cheiro. Quando o peixe cheira mal, pense muito bem antes de consumir e continue inspecionando o marisco um pouco mais.

2

Além do cheiro, outra forma de identificar marisco em mau estado é por seu aspecto. O marisco deve estar úmido, suave e também ligeiramente firme ao tato.

3

Outro detalhe importante a ter em conta é o tipo de peixe em questão. Os moluscos, por exemplo, se vendem vivos. De modo que as conchas devem estar muito bem fechadas, se estão ligeiramente abertas, ao serem tocadas deverão se fechar imediatamente. Isto quer dizer que o marisco é fresco e está em bom estado. Além disso, os moluscos deverão estar escorregadios; devem ter uma cor entre perolado e rosa suave em seu interior, e uma consistência firme. Se não cumprir estes requisitos, não consuma!

4

Os crustáceos como o caranguejo e a lagosta também se vendem vivos. De modo que seu aspecto deverá estar intacto e seu cheiro tem que ser agradável. E como identificar marisco em mau estado como os camarões branco e os camarões rosa? Se não têm um aspecto translúcido e ligeiramente esverdeado, e ainda por cima não cheiram bem, será melhor jogar no lixo.

5

E o que acontece se compramos peixe congelado? Assim como o fresco, o peixe congelado deve estar íntegro, deve ter um aspecto fresco e não pode conter gelo na embalagem. Em qualquer caso, a melhor opção e também a mais saudável é comprar peixe fresco, que deveremos cozinhar e consumir o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar mariscos em mau estado, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.