Como higienizar verduras

Como higienizar verduras

Passar os alimentos apenas debaixo da água não é o suficiente desinfetá-los contra vírus e bactérias. A solução, no entanto, não é tão mais complicada do que isso. Veja como higienizar verduras em casa utilizando produtos específicos ou naturais como vinagre, limão, bicarbonato, dentre outros. Neste post do umCOMO te explicamos como executar cada uma dessas técnicas para limpar frutas e verduras de maneira correta, utilizando as proporções adequadas e tomando as suas devidas precauções de higiene antes do processo.

Dicas para desinfetar verduras

Saber higienizar verduras corretamente é apenas uma das etapas. Para que o processo realmente funcione é preciso estar ciente de alguns procedimentos:

  • Antes de lavar os alimentos, lave sempre bem as mãos com água e sabão e, se possível, também com gel antibacteriano ou desinfetante;
  • Não descasque ou corte vegetais ou frutas antes de desinfetá-los, é melhor fazê-lo uma vez que estejam completamente limpos;
  • Deixe os legumes debaixo da torneira ou num recipiente com água durante pelo menos 2 minutos para remover a maior parte da sujeira;
  • Em casos de muita sujeira, utilize uma escova ou uma esponja sem sabão para esfregar suavemente o pedaço de vegetal ou fruta;
  • Retire as folhas mais exteriores e as que estão ligeiramente danificadas ou desgastadas;
  • Para desinfetar, pode utilizar vários produtos, tanto químicos específicos como comerciais e produtos naturais que pode ter facilmente em casa;
  • Lave bem e desinfete, os utensílios, como facas ou colheres, que vai utilizar para descascar ou cortar os legumes e cozinhá-los.

Devido à situação atual do coronavírus Whuan ou COVID-2019, queremos esclarecer que, segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), não há evidências de que os alimentos sejam uma fonte ou uma via de transmissão do vírus[1]. No entanto, a desinfecção de vegetais e outros alimentos antes de os comer ou cozinhar é essencial para evitar a propagação de uma variedade de germes e vestígios de pesticidas e outros produtos que podem afetar a nossa saúde de outras maneiras.

Produtos para higienizar verduras

Produtos antibacterianos e antissépticos específicos para desinfetar vegetais e frutas são uma das melhores opções já que a sua eficácia é comprovada. O ideal é sempre seguir as instruções na embalagem, mas estes são os passos gerais para higienizar verduras com produtos:

  1. Encha a pia limpa, tigela grande ou uma bacia com água, onde todos os legumes caibam;
  2. Aplique o produto, quer seja algumas gotas ou um esguicho, de acordo com as instruções;
  3. Mergulhe os vegetais que você pretende higienizar, certificando-se de que estão completamente cobertos pela água;
  4. Deixe o produto agir por, pelo menos, 2 minutos, embora seja melhor verificar as instruções na embalagem para as recomendações do fabricante e segui-las;
  5. Passado o tempo, esvazie a tigela ou a pia e escorra os legumes;
  6. Passe novamente os legumes pela água da torneira para remover qualquer resíduo possível e depois você já pode secá-los ou prepará-los para cozinhá-los.

Como higienizar verduras com água oxigenada

A água oxigenada (peróxido de hidrogênio) é útil para desinfetar frutas e verduras graças à forte ação antisséptica, antibacteriana e fungicida. Veja como higienizar verduras com água oxigenada:

  1. Misture 1 colher (sopa) ou 10 ml de peróxido de hidrogênio em 250 ml de água e utilize essa mistura para desinfetar os vegetais. Se você vai lavar muito, aumente a quantidade da mistura proporcionalmente;
  2. Deixe agir por 2 a 5 minutos;
  3. Enxague bem para remover quaisquer vestígios de água oxigenada e resíduos.

Higienizar verduras com vinagre

O vinagre tem um efeito antisséptico e antibacteriano graças aos seus ácidos, como o ácido acético. Para higienizar verduras, utilize vinagre de maçã, de vinho ou vinagre branco:

  1. Utilize 1 copo de vinagre para cada litro de água, seja numa panela, numa tigela grande ou na pia. Esta é a proporção básica, você pode ajustar de acordo com a quantidade de vegetais que você vai lavar, mas lembre-se de manter a proporção;
  2. Deixe as verduras, frutas e legumes submersa nesta mistura de vinagre e água durante 10 ou 15 minutos;
  3. Escorra e você já pode prepará-los para consumir. Para tirar mais do sabor do vinagre basta passar os pedaços em água limpa novamente, sem adicionar mais produtos, para enxaguá-los.

Higienizar verduras com bicarbonato

Outra opção para higienizar verduras em casa é utilizar o bicarbonato de sódio, um produto muito versátil que é utilizado tanto para a alimentação como para os cuidados de saúde e limpeza da casa. Ele tem propriedades antissépticas e pode ser utilizado tanto para a limpeza da casa, quanto para desinfetar os alimentos. O processo para lavar frutas com bicarbonato e higienizar verduras é o seguinte:

  1. Limpe e reserve a pia, uma tigela ou bacia grande com espaço suficiente para os alimentos;
  2. Prepare o desinfetante vegetal caseiro aplicando 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Prepare-o de acordo com a quantidade de legumes ou frutas que você precisa lavar.
  3. Deixe funcionar durante 10 ou 15 minutos.
  4. Retire os alimentos da água, enxágue-os com água limpa e escorra-los bem.

Como higienizar verduras com limão

O limão, além de ser um desinfetante natural, pode deixar um toque de sabor nos alimentos que você desinfeta com ele. Essa fruta o tem uma alta concentração de ácido cítrico e limoneno, que justificam suas propriedades antibacterianas e antissépticas, por isso ele pode ser utilizado sem problemas na desinfecção dos alimentos. Também pode ser combinado com outros produtos para higienizar verduras, recomendados anteriormente. Para higienizar verduras com limão e água, faça o seguinte:

  1. Prepare o suco de limão;
  2. Na tigela ou bacia que você vai usar para higienizar as verduras ou frutas, despeje 3 partes de água para 1 parte de suco de limão. Se você adicionar vinagre, a parte de limão deve ser dividida com ele, então seriam 3 partes de água para 1 parte de limão e vinagre juntos;
  3. Mexa um pouco para que a mistura seja homogênea, coloque o alimento a ser desinfetado e certifique-se de que esteja bem coberto;
  4. Deixe os legumes por 10 minutos, no máximo 20 minutos;
  5. Lave-os, deixe-os escorrer num escorredor ou recipiente semelhante e já estão prontos para consumo.

Agora que você já sabe como higienizar verduras, sugerimos a leitura do artigo sobre os alimentos que podem ser consumidos após a data de validade.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como higienizar verduras, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Referências
  1. EFSA. European Food Safety Authority. Coronavirus: no hay pruebas de que los alimentos sean una fuente o una vía de transmisión del virus. Disponível em: <http://www.efsa.europa.eu/es/news/coronavirus-no-evidence-food-source-or-transmission-route/>. Acesso em 19 de março de 2020.