Como fazer vinho em casa

Como fazer vinho em casa
Imagem: clinicahernandez.es

Se você gosta de vinho e dispõe de tempo e vontade, pode fabricar seu próprio vinho em casa. Você só precisará de uvas, açúcar, fermento e água. Com um pouco de paciência e em apenas duas semanas conseguirá seu próprio vinho. Em umComo.com.br ensinamos a você como fazer vinho caseiro. Siga estes passos e desfrute de um bom vinho elaborado por você mesmo.

Passos a seguir:
1

Para fabricar seu próprio vinho você pode escolher uvas pretas, verdes ou vermelhas. Seja qual for o tipo de uva, com certeza você fabricará um bom vinho capaz de deleitar qualquer paladar.

Imagem: vinotoroteca.com
2

Prepare dois quilos de uvas. Tire as pontas e talos. Uma vez prontas esmague-as. Pode fazer isto com as mãos ou utilizar um pilão. Utilize um tacho para realizar este processo.

Imagem: taringa.net
3

Esquente água. Quando estiver fervendo, despeje sobre as uvas. Deixe as uvas de molho por 48 horas, aproximadamente.

4

Passados os dois dias, coe as uvas. O suco que você extrair delas, passe por um filtro de gaze.

5

Escorra bem as uvas. Use um escorredor ou coador. Depois, acrescente um quilo e meio de açúcar.

6

Misture as uvas com o açúcar. Deve ficar bem dissolvido, por isso você precisará de muito tempo e paciência. Mexa bem o suco para dissolver bem o açúcar. Lembre-se: você deve mexer a mistura duas vezes ao dia.

Imagem: safme.wordpress.com
7

Quando já tiver acabado com o açúcar, pode incorporar à mistura 30 gramas de levedura. Misture bem para que fique dissolvida. Não tente acelerar o processo de fermentação aumentando a temperatura, isto prejudicará o vinho.

Imagem: terapiasnaturales.com
8

Sele a mistura e deixe fermentar durante duas semanas. Passado este tempo você já poderá engarrafar seu próprio vinho e beber quando quiser.

Leia também: O que comer com vinho - 50 acompanhamentos perfeitos e baratos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vinho em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Lembre-se que não é legal vender o vinho fabricado em sua própria casa, e que você também não pode destilá-lo.
  • Se você quer utilizar rolhas velhas, ferva-as antes de usar. Esterilize as garrafas ou recipientes onde for guardar o vinho. Também é aconselhável usar embalagens de metal.
  • É necessário adicionar o açúcar progressivamente e anotar quantidades e tempos para ter um controle. Lembre-se que é preferível fazer o vinho seco, assim você sempre poderá acrescentar doçura.