Como fazer vinagre caseiro com vinho branco

Como fazer vinagre caseiro com vinho branco

Em primeiro lugar separe um recipiente ou "vinagreira" para recolher os restos de vinho e o vinagre. Verifique se a temperatura do lugar onde vai estar a vinagreira chega aos 20ºC aproximadamente. Fazer vinagre caseiro a partir do vinho branco é um processo parecido ao vinagre normal, só que o vinho será branco mas sempre de qualidade.

Passos a seguir:
1

Comece por preparar uma mistura com 50% de vinho e vinagre natural procedente de vinho em um recipiente ou na mesma vinagreira, mas nunca hermeticamente fechado para que o oxigênio favoreça o desenvolvimento das bactérias acéticas. Também é possível começar o processo só com vinho, mas neste caso o tempo para a obtenção do vinagre será bem mais longo.

2

Com a mistura, após três ou quatro meses, ou até menos, você observará na superfície do líquido um filme grosso e viscoso. É a "mãe" do vinagre. Isso indica que as bactérias acéticas começaram a trabalhar, mas deverá esperar aproximadamente 15 dias par obter o primeiro vinagre, o qual poderá ficar mais ou menos tempo com a mãe até obter o aroma e sabor desejados.

3

Uma vez obtido o vinagre, extraia a quantidade desejada pela parte inferior da vinagreira e encha por cima com a mesma quantidade, melhor com um funil, com os fundos de garrafas de vinho restante, tentando, a todo momento, respeitar a integridade da "mãe".

4

Com os fundos de garrafas de vinhos com corpo, você obterá um vinagre com maior sabor, enquanto que, se o vinho for branco, delicado e de qualidade, o vinagre será mais suave e perfumado. Você também pode obter um vinagre, misturando vinhos brancos, rosados e tintos ou com vinhos de uma só região, ou os elaborados com uma só variedade de uva.

5

Mas lembre-se de que para conseguir um bom vinagre, você deve usar sempre bons vinhos brancos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer vinagre caseiro com vinho branco, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • O vinho branco darĂ¡ um gosto mais delicado e de qualidade ao vinagre.