Partilhar

Como fazer um jantar de Natal vegetariano

O Natal é uma época na qual a comida tem um papel fundamental, já que é organizada uma infinidade de almoços e jantares com familiares e amigos para celebrar a festa. Cada país e região costuma contar com pratos típicos natalícios, mas a coisa complica quando algum ou vários dos convidados são vegetarianos, já que não comerão muitos dos alimentos. É por isso que em umComo.com.br queremos facilitar a tarefa e explicar como fazer um jantar de Natal vegetariano.

Também lhe pode interessar: O que um vegano pode comer

Recomendações a ter conta

Em primeiro lugar, considere algumas coisas fundamentais antes de preparar um jantar de Natal do qual participarão pessoas vegetarianas:

  • Você deverá saber que alimentos consomem as pessoas vegetarianas com quem vai cear, já que existem diversos tipos de vegetarianismo:

- os lacto-ovo vegetarianos comem ovos e laticínios;

- os lacto-vegetarianos que usam só lácteos;

- os vegetarianos rigorosos que não consomem nem laticínios nem ovos, apenas vegetais;

- os veganos que não comem nada que proceda de um animal como pode ser o mel.

  • Se você for combinar pratos vegetarianos com os que não o são, deverá prepará-los sempre separadamente.
  • Não use também caldo de frango ou carne como base de nenhum prato vegetariano.

Proposta 1: canelones de vegetais

Uma comida tradicional de Natal são os canelones, por isso uma boa ideia será substituir o recheio de carne por vegetais e preparar deliciosos canelones de vegetais. Poderemos escolher as verduras que mais gostarmos: espinafre, berinjela, champignon, brócolis.

Como fazer um jantar de Natal vegetariano - Proposta 1: canelones de vegetais
Imagem: pimientaychocolate.blogspot.com.es

Proposta 2: almôndegas de soja

A soja ou soya é um dos substitutos da carne mais usados entre os vegetarianos, já que esta leguminosa dá uma grande contribuição de proteínas e permite a elaboração de pratos saborosos compatíveis com muitos pratos à base de carne.

Para o almoço ou jantar de Natal, sugerimos um ensopado de almôndegas de soja, elaboradas a partir de soja texturizada e com um bom acompanhamento de vegetais. Podemos também preparar batatas no forno para comer com este delicioso prato.

Como fazer um jantar de Natal vegetariano - Proposta 2: almôndegas de soja
Imagem: solorecetasvegetarianas.com

Proposta 3: Refogado de glúten com cogumelos

Outra boa alternativa para os vegetarianos é o glúten, um preparado alimentar à base de glúten de trigo ao que se costuma denominar "carne vegetal" por seu aspecto similar uma vez cozido.

Desta forma, no menu do Natal podemos incorporar um refogado de glúten com cogumelos, usando lâminas finas deste preparado, empanadas em farinha e fritas em óleo. Para o molho do refogado, você pode usar os cogumelos de que mais gostar ou que encontrar no mercado.

Como fazer um jantar de Natal vegetariano - Proposta 3: Refogado de glúten com cogumelos
Imagem: paravegetarianos.com

Proposta 5: coquetel de espumante e frutas vermelhas

Em toda mesa natalícia não podem faltar as bebidas e drinques nem, com certeza, o espumante. É por isso que também sugerimos este coquetel de espumante e frutas vermelhas que deixará todos os convidados encantados.

Reduza o espumante com suco de mirtilo, misturando bem em uma coqueteleira, e acrescente gelo picado. Acrescente as frutas vermelhas e silvestres que mais gostar: amora, mirtilos, framboesas, etc.

Como fazer um jantar de Natal vegetariano - Proposta 5: coquetel de espumante e frutas vermelhas
Imagem: directoalpaladar.com

Proposta 6: biscoitos de Natal

Os biscoitos de Natal ficaram na moda nos últimos tempos, mas nem todos os tipos de vegetarianos poderão comê-los, por exemplo, se contiverem ovo ou manteiga. Por isso, sugerimos que você os prepare com margarina e banana madura como base para a massa.

O procedimento será o mesmo que para elaborar os típicos biscoitos natalícios, para os quais também poderá usar moldes de formas divertidas.

Como fazer um jantar de Natal vegetariano - Proposta 6: biscoitos de Natal
Imagem: paravegetarianos.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um jantar de Natal vegetariano, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer um jantar de Natal vegetariano

Imagem: solorecetasvegetarianas.com
Imagem: paravegetarianos.com
Imagem: directoalpaladar.com
Imagem: paravegetarianos.com
1 de 6

Voltar ao topo da página