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Como fazer um café da manhã energético e saudável

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um café da manhã energético e saudável

No café da manhã é preciso nos alimentarmos bem e acumularmos energia para enfrentar a jornada em plena forma. A fonte apropriada de energia vem dos carboidratos de absorção lenta que se encontram em produtos como as fatias de pão integral, a granola e os flocos de cereais, biscoitos ou bolos feitos com farinha integral e gorduras vegetais, ou as bolachas de arroz. Estes alimentos fornecem fibra e as valiosas vitaminas do grupo B. Os produtos lácteos, preferencialmente fermentados como o iogurte ou o kefir, ou então umas fatias de queijo tenro em cima do pão, são boas fontes de proteínas, bem como a bebida ou iogurtes de soja.

Passos a seguir:
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Os frutos secos abastecem-nos de ácidos graxos essenciais de qualidade, vitamina E, minerais e oligoelementos importantíssimos como o zinco e o magnésio, que regulam os estados de tristeza. Também são indicados outros alimentos ricos em hidratos de carbono como o figo, a banana e a tâmara.

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A fruta fresca ou em sumo recém feito é indispensável pela sua riqueza em vitaminas antioxidantes A e C. Uma opção muito apropriada é tomar assim que nos levantamos uma dose de geleia real e um suco acabado de fazer. Também podemos acrescentar algumas amêndoas, um copo de iogurte que pode ser desnatado e uma colher de chá de mel puro. Se vai fazer trabalho intelectual é conveniente acrescentar umas colheres de chá de pólen e lecitina.

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Entre os erros que convém evitar, o principal é o de ignorar o café da manhã ou substituí-lo por uma bebida excitante como o café. Os excitantes geram um estresse desnecessário no organismo e fornecem energia de pouca duração. Mais tarde pode produzir-se uma momentânea queda no nível de glicose e provocar uma sobrecarga no cérebro que desencadeie ansiedade, tonturas, desatenção e outros sintomas.

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Outro erro que convém evitar no café da manhã é o de nos sobrecarregarmos com alimentos pesados e excessivamente gordos, que tornam lenta e pesada a digestão e provocam sensação de sonolência.

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