Partilhar

Como fazer um bolo de São Marcos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um bolo de São Marcos
Imagem: noemiamartins.blogspot.pt

O bolo de São Marcos é uma deliciosa alternativa. Leva um pouco de tempo mas não é complicado, ainda que precise de muitos ingredientes. Alguns são para o recheio, outros para a decoração ou para fazer o bolo. Se gosta de confeitaria esta receita é perfeita para você e para surpreender a sua família, amigos ou convidados com uma sobremesa deliciosa. Por isso em umComo.com.br explicamos como fazer um bolo de São Marcos.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer um bolo de oreo
Passos a seguir:
1

Primeiro pré-aqueça o forno a 180 Cº.Pegue uma tigela e coloque 4 gemas e 120 gr de açúcar. Misture os dois ingredientes até que a mistura fique de cor mais clara, depois acrescente as clarase volte a misturar os ingredientes.

2

Após misturá-los, comece a acrescentar a farinha (120 gr) de forma gradual. Depois uma colher de sopa de fermento e um pouco de sal. Misture tudo com a ajuda de uma vareta.

3

Ponha a massa em uma forma e depois no forno a 180 Cº durante 30 minutos aproximadamente, com a função de calor tanto em cima como em baixo. Antes de pôr a massa na forma para não grudar, ponha manteiga e também por cima a farinha e depois acrescente a mistura e coloque no forno durante aproximadamente meia hora.

4

A seguir passamos à elaboração do recheio. 750 gr de creme de leite para o recheio que deverá ser dividido em duas partes. Em uma parte, acrescente duas colheres de sopa de cacau em pó, mistura e leve à geladeira.

Para a cobertura lateral você precisará de 200 gr de açúcar e 200 gr de creme de leite.

5

Depois faça a calda de açúcar. Coloque em uma panela 100 gr de açúcar de confeiteiro e um copo de água. Espere até que ferva e então acrescente meio copo de brandy,deixe alguns minutos e verá que reduzirá de volume. Depois coloque para esfriar.

6

Antes de terminar, faça a cobertura de gema. Para isso, coloque em uma panela 50 ml de água e 150 gr de açúcar ao fogo durante 5 minutos e depois retire. Em um panela coloque 4 gemas e uma colher de sopa de maizena, misture tudo. Ponha outra vez a panela no fogo e agora acrescente a mistura de gemas e a maizena. Misture até que fique bem espesso.

7

A seguir pegue em uma panela bem grande e coloque água fria e nesta coloque a panela pequena com a mistura de água, açúcar, gemas e maizena para fazer a técnica do banho Maria. Misture mais um pouco mas não durante muito tempo. Um ou dois minutos.

8

Para finalizar, corte o bolo em três partes horizontais iguais. Na primeira base coloque a calda de açúcar e depois uma camada de creme de leite fresco por toda a superfície. Depois ponha a segunda camada de bolo em cima e ponha a calda e a seguir o creme de leite trufado. Na terceira camada de bolo aplique a calda. Por último, coloque a camada de gema e queime-a com um maçarico. Coloque o creme de leite que sobrar nas laterais.

9

Deixe o bolo de São Marcos esfriar e já estará pronto para desfrutar com quem quiser.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um bolo de São Marcos, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

Como fazer um bolo de São Marcos
Imagem: noemiamartins.blogspot.pt
Como fazer um bolo de São Marcos

Voltar ao topo da página