Como fazer suspiro para bolo decorado

Como fazer suspiro para bolo decorado

Receita à base de ovo e açúcar, o suspiro é usado para preparar tanto o merengue, sobremesa conhecida, quanto para decorar diferentes tipos de bolos e tortas. Ele pode ser mais durinho ou mais macio, mais crocante ou mais mole, ter sabor tradicional, de chocolate e até de café, tudo depende da receita que você escolher seguir. Ao usar calda de açúcar, gelatina sem sabor e claras de ovo maiores, por exemplo, você obtém uma consistência mais firme.

Podem ser preparados diferentes tipos de suspiro, como o italiano e o suíço, mas o mais difícil é endurecer o suspiro para que ele possa ser usado como cobertura ou consumido em pedaços menores. Isso porque a calda deve estar bem quente e, quando esfria, endurece rápido demais, o que dificulta a manipulação do doce.

Para mais informações sobre como fazer suspiro para bolo decorado, leia este artigo do umCOMO. Vamos te dar diferentes dicas e ensinar um passo a passo fácil.

Como fazer suspiro para bolo decorado no forno

O suspiro francês, suíço ou italiano pode ter consistência mais durinha, e por conta disso é o mais utilizado para decorar bolos, tortas e outras sobremesas. Se caracteriza por contar com uma calda de açúcar derretido no preparo, que faz com que as claras cozinhem, mas sem deixar o suspiro amolecer. Se quer saber como fazer suspiro italiano para bolo decorado, siga as dicas:

Ingredientes

  • 5 claras de ovo.
  • 400 gramas de açúcar.
  • Água.
  • 1 colher de chá de baunilha.

Passo a passo para fazer suspiro italiano

  1. Bata as claras de ovo a ponto de neve e coloque o forno para pré-aquecer a 100ºC.
  2. Prepare a calda em uma panela, onde você irá colocar os 400 gramas de açúcar com um pouco de água. Certifique-se de que você não está colocando água demais, pois ela deve apenas cobrir todo o açúcar.
  3. Cozinhe em fogo médio até que se dissolva por completo. Ela deverá atingir os 118ºC de temperatura, e você saberá que o ponto está bom ao notar que a mistura está com uma cor perolada/branca. Para comprovar, pode-se pegar uma pequena porção com uma colher, esperar esfriar um pouco e fazer uma bolinha com os dedos, percebendo se atingiu o ponto correto ou se ainda precisa de mais tempo.
  4. Despeje a calda na mistura de ovos, aos poucos e sem deixar de bater.
  5. Ao terminar, adicione a baunilha e misture um pouco mais.
  6. Você pode colocar o suspiro em recipientes pequenos, ou usar um saco de confeitar para fazer pequenas porções sobre uma bandeja (que serão os ideias para decorar bolos e tortas e podem ter formato de rosas, você quem escolhe). Coloque papel vegetal por baixo dos suspiros e leve ao forno para assar.
  7. Asse o suspiro por 1 hora, entre 100ºC e 120ºC. Você pode deixá-los no forno por, no máximo, 1 hora e meia.
  8. Retire a bandeja do forno depois de uma hora, deixe esfriar e você verá que o resultado é um suspiro duro ou seco e delicioso.

Como fazer suspiro para bolo decorado sem usar o forno

Se você não tem um forno em casa para fazer essa sobremesa, pode usar um micro-ondas para cozinhá-lo e endurecê-lo. Siga esta receita de suspiro no micro-ondas e aprenda mais uma maneira fácil de fazer o doce.

Ingredientes

  • 1 clara de ovo
  • 300 gramas de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de chá de amido de milho (maizena)

Passo a passo para fazer suspiro sem usar o forno

  1. Em uma tigela grande, adicione a clara de ovo, o açúcar de confeiteiro e a colher de chá de amido de milho, mexendo bem até obter uma massa ou pasta compacta.
  2. Pegue com as mãos um pouco da massa resultante e amasse para dar a forma desejada (redondo, disco...).
  3. Coloque papel manteiga sobre um prato grande (que deve caber no micro-ondas).
  4. Coloque cada peça de suspiro, seco ou duro, sobre o papel manteiga, tomando cuidado para que eles não se toquem.
  5. Coloque o prato com os suspiros no micro-ondas, em potência máxima, por 30 segundos.
  6. Abra o micro-ondas e verifique como ficou cada peça de suspiro. Provavelmente elas ainda vão precisar de mais tempo para adquirir a textura mais firme e bem feita. Portanto volte a colocar o prato no micro-ondas, na mesma potência, por no máximo 30 segundos a mais.
  7. Observe que a massa vai subir um pouco e, ao terminar o tempo do micro-ondas, o suspiro vai ficar como esperado: pedaços mais firmes e de cor branca. Se quiser que sejam coloridos, adicione algumas gotas de corante alimentício na hora de preparar a massa.

Com as quantidades apresentadas, será possível preparar de 30 a 40 suspiros, dependendo do tamanho deles. Aprenda mais sobre o preparo do suspiro no nosso artigo sobre como fazer suspiros.

Dicas para endurecer o suspiro

Agora que você já sabe como fazer suspiro para bolo decorado, daremos dicas para endurecer o suspiro. Quando necessário, você pode recorrer aos seguintes truques para que o suspiro fique mais firme e duro:

  • Adicione um pouco de amido de milho ou até mesmo de fécula de batata às claras, e bata até que estejam bem dissolvidos.
  • Outra opção que você pode levar em consideração é a de adicionar gelatina sem sabor previamente dissolvida. Para fazer esse último procedimento, será necessário colocar a gelatina em pó sem sabor em uma tigela com água fria. Assim que ele estiver hidratada, leve ao micro-ondas para que se dissolva melhor e não forme caroços. No entanto, é importante que ela não fique aquecida. Em seguida, retire-a do micro-ondas e deixe-a descansar. Quando estiver em temperatura ambiente, despeje sobre a mistura de suspiro e mexa até que ela fique mais durinha.
  • Você pode, ainda, adicionar um pouco de açúcar de confeiteiro ao suspiro, caso ele não fique com a consistência desejada. Se quiser que ele seja branco, adicione um pouco de suco de limão à massa. Já para suspiros coloridos, o ideal é usar algumas gotas de corante comestível da cor de sua preferência.

É importante observar que o suspiro duro, se bem armazenado, pode ser conservado na geladeira por até 13 meses. Saiba mais sobre como fazer suspiro duro com esta receita umCOMO sobre como fazer suspiros para merengue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer suspiro para bolo decorado, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.