Partilhar

Como fazer receitas sem glúten

Por Nicolas Santos. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer receitas sem glúten

Se você sofre de alergia ao glúten, provavelmente já se perguntou se haveria forma de fazer receitas sem glúten, substituindo-o por outro ingrediente sem prejudicar o sabor ou a qualidade nutritiva da refeição. Neste artigo, o umComo te mostra que é possível substituir o glúten, de uma forma simples.

Para saber mais, continue lendo este artigo sobre como fazer receitas sem glúten.

Também lhe pode interessar: Como fazer calda de açúcar

Substituindo a farinha

O glúten está presente na maior parte dos cereais; na farinha, por exemplo, que vem do trigo. Logo, é preciso encontrar um ingrediente para substituir a farinha e, consequentemente, o glúten. Sabemos que a farinha está na maior parte dos alimentos, principalmente das massas, pães, etc. Mas o que às vezes passa por despercebido é que existem farinhas sem glúten, e que podem ser utilizadas em receitas, mas em diferentes proporções.

Utilizando farinhas sem glúten

Não basta apenas substituir a farinha comum pela farinha sem glúten, ao menos, se você não quiser comprometer a consistência e qualidade da refeição. A farinha sem glúten geralmente precisa estar presente em maiores proporções para atingir a mesma função da farinha comum, com glúten. Portanto, antes de começar a fazer receitas que você costumava fazer, ao substituir as farinhas, busque fazer testes para tentar encontrar as medidas certas.

Como fazer receitas sem glúten - Utilizando farinhas sem glúten

Onde comprar ingredientes sem glúten

Você pode encontrar ingredientes que substituam os que contém glúten, como os cereais e etc., em lojas de produtos naturais, zonas cerealistas, mercados centrais e mercados grandes. Você também pode comprar ingredientes sem glúten através de lojas online

Farinhas sem glúten conhecidas são: farinha branca, farinha de painço e farinha de sogro, você também pode encontrar farinhas como as feitas de castanhas e nozes, que são mais caras porém mais saudáveis, e amidos.

Confira nossa Lista completa de alimentos sem glúten e Quais alimentos contém glúten.

Qual a vantagem de excluir o glúten da dieta

O lado positivo das receitas sem glúten é que, mesmo que você não seja alérgico a esta substância, os alimentos podem ser mais saudáveis quando a excluímos da composição. Além disso, você pode acabar se acostumando com o sabor das outras farinhas, aquelas que não contém glúten, com o tempo, e adotá-las na maior parte das confecções dos pratos. Lembramos que não é apenas a farinha que contém glúten, mas a maior parte dos alimentos que incluem cereais nas suas composições. Para saber mais sobre o glúten e acompanhar algumas receitas de pratos sem glúten, leia também:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer receitas sem glúten, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer receitas sem glúten

Como fazer receitas sem glúten
1 de 2
Como fazer receitas sem glúten

Voltar ao topo da página