Como fazer pipoca de microondas

Como fazer pipoca de microondas

Um pacotinho compacto e 3 minutos prometem uma pipoca digna de panela ou de cinema em apenas um clique no microondas. Acontece que nem sempre tudo funciona as mil maravilhas e acontece do jeito que gostaríamos. A pipoca pode queimar, ficar sem sabor ou muito gordurosa. Para alegria geral dos pipoqueiros de sofá, todos esses empecilhos têm solução, basta ficar atento a pequenos detalhes e seguir as dicas do umCOMO sobre como fazer pipoca de microondas.

Dicas para uma pipoca de microondas perfeita

A pipoca de microondas vendida em supermercado não tem muito segredo quanto ao seu modo de fazer, basta seguir o modo de fazer da embalagem e ligar o microondas no tempo indicado. Mesmo assim, para evitar frustrações você deve se atentar aos seguintes aspectos:

  • Apesar de o tempo ideal estar escrito na embalagem da pipoca, ele pode variar muito de acordo com a potência de cada aparelho. Ajuste a potência do seu microondas de acordo com o que as instruções de uso da embalagem pedem.
  • Fique sempre ao lado do microondas e escute o estouro das pipocas. Se o intervalo entre um estouro e outro for maior que 4 segundos, já á hora de desligar para evitar que ela queime.
  • Observe sempre se o saco de pipoca está virado para o lado correto e indicado na embalagem.
  • Se o seu microondas é pequeno e o saco não gira, dobre as pontas. Assim o saco gira normalmente e a pipoca não queima.
  • Se você gosta de pipoca com manteiga, faça um corte em forma de triângulo no saco de papel do milho da pipoca de microondas, ajuste o milho no fundo do pacote, adicione 1 colher (sopa) de manteiga e feche novamente esse corte com fita isolante. Estoure a pipoca normalmente e aproveite!

Como fazer pipoca de microondas sem óleo

Uma alternativa mais saudável à pipoca de microondas industrializada e tão gostosa quanto é estourar milho de pipoca no microondas sem usar óleo. Funciona assim:

  1. Em um refratário próprio para microondas, coloque 5 colheres (sopa) de milho para pipoca, 5 colheres (sopa) de água e sal gosto;
  2. Misture esses ingredientes e cubra o refratário com plástico-filme;
  3. Faça 5 furinhos espalhados pelo plástico-filme (para o vapor quente sair);
  4. Leve ao microondas na potência máxima por 5 minutos e use a regra dos segundos, se passarem mais de 4 segundos sem um estouro, desligue o microondas.
  5. Sua pipoca sem óleo estará pronta para ser aproveitada! Se sobrar milho que não foi estourado você pode repetir o processo.

Imagen: dentistasfit.com.br

Como fazer pipoca de microondas doce

Tão popular quanto a pipoca tradicional é a pipoca doce. E ao contrário do que muita gente pensa, ela pode sim ser preparada no microondas e ficar deliciosa. Basta seguir o passo a passo:

  1. Em um refratário grande próprio para microondas, adicione 5 colheres (sopa) de milho para pipoca e a mesma quantidade de água;
  2. Acrescente 4 colheres (sopa) de açúcar e misture todos os ingredientes até o açúcar se dissolver na água (se você gosta de pipoca colorida, deve adicionar o corante nessa etapa);
  3. Leve ao microondas com uma tampa vazada própria para microondas em potência alta e deixa por 7 minutos;
  4. Quando intervalo do estouro for maior que 4 segundos, desligue o microondas;
  5. Com cuidado para não se queimar, retire o recipiente do microondas e misture de novo para que o açúcar se espalhe bem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pipoca de microondas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.