Como fazer pera em calda

Como fazer pera em calda

O principal uso da fruta é gastronômico. Usa-se frequentemente como sobremesa ou como produto para a elaboração de alimentos. Esta é uma das melhores formas de conservar a pera para usá-la como tempero em pratos, especialmente carnes, ou sobremesa. A seguir explicamos como conservar a pera em calda.

Passos a seguir:
1

Descascam-se as peras, cortam-se em quatro partes e devem ser embaladas imediatamente se estiverem muito maduras e se forem de água. Em qualquer outro caso, devem ser escaldadas durante 2 minutos em água quase fervendo.

2

A seguir, retiram-se da água fervendo as peras para fazer a calda e enxaguam-se em água fria antes de embalar.

3

Pressionam-se as quatro partes da pera ao máximo, dentro das embalagens, porque elas se reduzem quando as cozinhamos.

4

Acrescenta-se a calda às peras fervendo sobre a fruta, colocam-se as arruelas e as tampas e se esterilizam durante 40 minutos a 100 graus os potes de um litro.

5

Todas as receitas para conserva de frutas em potes servem também para as conservas em lata, que devem ser fechadas hermeticamente antes de serem esterilizadas. Se forem feitos vários tipos de conserva ao mesmo tempo, ao natural e em calda, devemos tentar marcar as latas de alguma maneira, fazendo um sinal na tampa para reconhecê-las depois, só a memória não basta para isso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer pera em calda, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Para fazer peras em calda devemos selecionar as melhores peras do mercado, certificar-nos de que não têm golpes nem arranhões.