Como fazer papel de arroz comestível

Como fazer papel de arroz comestível
Imagem: lapalma.com.br

O papel de arroz é um papel fino e forte comestível que é usado na culinária em algumas partes do mundo, tradicionalmente utilizado na cozinha oriental. O papel de arroz é utilizado para a decoração de alimentos e pode ser impresso com tinta comestível contendo fotos, desenhos, textos ou imagens. Este papel pode ser aplicado em bolos, doces, bombons, tortas ou salgados. Apesar de encontrar à venda papel de arroz já feito, poderá fazer o seu próprio papel de arroz em casa. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como fazer papel de arroz comestível.

Vai precisar de:
  • Farinha de arroz
  • Escumilha (pano fino e transparente)
  • Aro de costura
  • Panela
  • Espátula
  • Grelha de resfriamento
  • Tigela
Passos a seguir:
1

As quantidades que utilizar, irão depender da quantidade de papel de arroz que pretender. Comece por misturar numa tigela farinha de arroz com água, até ficar com uma pasta lisa e com alguma consistência. Deverá começar por misturar uma xícara de farinha de arroz e adicionar lentamente água, até ganhar alguma consistência. Continue a acrescentar farinha de arroz e água, até ter a quantidade de pasta pretendida.

2

De seguida, deverá prender uma escumilha (pano muito fino e transparente) num aro de costura. Lembre-se que o tamanho do aro de costura, deverá ser suficientemente grande para ficar encaixado numa panela à sua escolha.

3

Deverá colocar uma panela meia cheia de água a ferver. Quando a água estiver a ferver, baixe o lume e deixe que a água continue a ferver. Depois deverá encaixar o aro de costura com a escumilha por cima da panela.

4

Depois da água estar a ferver, deverá colocar um pouco da pasta de farinha de arroz na escumilha e espalhar com uma espátula até ficar com uma camada fina. Tape a panela com a tampa e deixe que o papel de arroz vaporize entre 2 a 3 minutos.

5

De seguida, retire a tampa da panela e remova o aro de costura com o papel de arroz. Deverá colocar o aro numa grelha de resfriamento.

6

Para remover o papel de arroz da escumilha deverá utilizar um rolo de cozinha. Para isso, enrole o papel de arroz com o rolo, retire a escumilha da grelha e desenrole novamente o papel de arroz sobre a grelha de resfriamento.

7

Deixe o papel de arroz esfriar na grelha durante 12 horas e depois já poderá utilizá-lo. Com este processo, obterá apenas uma folha de papel de arroz. Continue repetindo os passos acima, se desejar mais folhas de papel de arroz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer papel de arroz comestível, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.