Como fazer o morango não soltar água

Como fazer o morango não soltar água

O morango é uma fruta saborosa que pode ser usada em diversas receitas como bolos, tortas e docinhos. Por ser muito suculenta, é necessário que a fruta seja desidratada antes de ser utilizada, caso contrário, acabará molhando a receita e estragando recheios e coberturas. O problema com morangos soltando água em receitas é algo certeiro caso você for utilizá-los ao natural em uma receita, mas não se preocupe pois temos a solução! Se você quer saber como fazer o morango não soltar água, leia esse artigo do umCOMO.

Como desidratar morango com açúcar

O processo de como tirar água do morango é bastante simples e não necessita muitos ingredientes. Para desidratar as frutas você precisará de:

  • Morangos inteiros e com cabo;
  • Açúcar comum;
  • 1 Peneira;
  • 1 balde ou pote grande.

Então, veja abaixo o que fazer para o morango não soltar água:

  1. Pegue os morangos e corte o cabinho, em seguida corte-os verticalmente, evitando fazer fatias muito finas;
  2. Coloque a peneira em cima do balde ou pote escolhido;
  3. Coloque os morangos dentro da peneira e jogue açúcar em cima, faça o possível para atingir todos os pedaços de morango e não apenas os que estiverem na superfície;
  4. Deixe os morangos descansando com o açúcar por ao menos 1 hora, você verá que a água pingará na peneira.

Você pode pode ver, não há muito segredo em como fazer para o morango não soltar água na sobremesa, basta ter um pouco de tempo antes de realização da receita.

Se você quiser saber como colocar morango em cima do bolo, saiba que o processo de desidratação não é tão necessário, principalmente se, por questões estéticas, você quiser colocá-los inteiros como decoração.

Como fazer recheio de morango para bolo

Agora que você já sabe como fazer para o morango não soltar água no bolo, veja como fazer recheio de bolo com a fruta. Os ingredientes para o recheio são:

  • 1 caixa de morangos;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 late de creme de leite;
  • 1 colher de amido de milho;

Basta seguir as instruções:

  1. Dissolva o amido de milho no leite;
  2. Em uma panela, coloque o amido de milho dissolvido, o leite condensado e o creme de leite;
  3. Acenda um fogo baixo e vá misturando até que engrosse como um brigadeiro;
  4. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco;
  5. Adicione os morangos e misture.

Se for rechear um bolo com morango, uma boa ideia é também usar as frutas como decoração, acima da cobertura.

Veja também como fazer calda de morango.

Dicas de como fazer para o morango não soltar água no recheio

Quer saber como fazer para o morango não soltar água no bombom ou bolo? Além do processo de desidratação, veja segredos para o morango não soltar água:

  • Quando for escolher os morangos, dê preferência para aqueles com aparência mais saudável e firmes, os morango mais passados, ainda que não estejam estragados e que possam ser comidos, soltam mais água;
  • Na hora de lavar os morango, use água corrente e faça isso enquanto ainda estiverem inteiros e com o cabinho, os morango já cortados podem absorver a água utilizada na lavagem;
  • Antes de desidratá-los, corte os morango em fatias verticais, o corte pode acelerar o processo de desidratação;
  • Ao começar uma receita com morangos, realize o processo de desidratação logo no início e deixe que os morangos soltem água enquanto você prepara as outras partes da receita. Essa é uma boa técnica para não perder tempo esperando que as frutas soltem água.
  • Se você se pergunta "posso rechear bolo de morango um dia antes?" saiba que a resposta é sim, entretanto, morangos duram apenas 3 dias após cortados e após esse período começam a estragar, sendo assim, apenas recheie o bolo antes caso tiver certeza que será comido logo.

Se você quer saber o que fazer para o morango não azedar no bolo, saiba que o que faz com que a fruta azede é justamente o excesso de água, sendo assim, tomando todos os cuidados acima e desidratando a fruta você não terá problemas.

Após desidratar os morango, guarde a água que sair para molhar o bolo caso fique mais seco do que o esperado. Para mais dicas de como tratar essa fruta, veja como congelar morangos.

Truque para tirar as folhas do morango

As folhas de morango não são comestíveis e por isso quase nunca são usadas em receitas. Não há segredos na hora de tirar a folha do morango, mas existem truques que ensinam como fazer isso de maneira mais fácil e rápida.

No vídeo abaixo você aprende como tirar as folhas do morango usando apenas um canudo:

Extra: como fazer torta de morango tradicional

Trata-se de uma sobremesa perfeita para aproveitar esta fruta quando é de estação e surpreender todo mundo com uma alternativa diferente e extraordinária.

Ingredientes para torta de morango

Massa:

  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 1 xícara e meia de farinha;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de café de essência de baunilha

Recheio e cobertura

  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de creme de leite;
  • 2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
  • 3 gemas de ovo;
  • 700 gramas de morangos vermelhos firmes e maduros;
  • Geleia de morango sem adição de açúcar.

Como fazer torta de morango

  1. A torta de morango é uma sobremesa deliciosa que se elabora de forma simples. Para começar preaqueça o forno a 180ºC enquanto elabora a massa e o recheio.
  2. Em uma superfície limpa e lisa, por exemplo, uma mesa ou bancada, misture uma xícara e meia de farinha com duas colheres de sopa de açúcar. Faça uma espécie de montanha com estes ingredientes e abra um buraco no meio para adicionar os ingredientes líquidos da massa da torta de morango.
  3. Derreta as duas colheres de sopa de manteiga e coloque no buraco junto com o ovo e a colher de baunilha. Comece a misturar todos os ingredientes até formar uma massa homogênea, uma vez pronta, abra com um rolo e coloque em uma fôrma redonda previamente enfarinhada e untada com manteiga.
  4. Agora é a vez de preparar o recheio da torta de morango. Em um recipiente misture as 2 colheres de sopa de manteiga derretida, o creme de leite, o açúcar de confeiteiro e as 3 gemas de ovo até obter um creme uniforme. Adicione o recheio na base de massa que você colocou na fôrma e leve ao forno a 180ºC por 30 minutos.
  5. Enquanto assa, lave muito bem os morangos, retire a parte de cima e corte-os ao meio, reserve.
  6. Quando tiverem passado os 30 minutos, retire o doce do forno, espere 10 minutos para que esfrie um pouco e unte com geleia de morango sem adição de açúcar na parte superior. Depois vá colocando por cima os morangos que você picou antes até cobrirem de forma generosa a torta. Pronto! Sua torta de morango está pronta e servida para ser desfrutada por todos. Bom apetite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer o morango não soltar água, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.