Partilhar

Como fazer migas à aragonesa

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer migas à aragonesa

O miolo de pão ou "migas" à aragonesa é um prato muito energético, saboroso e fácil de preparar. Este prato de sabedoria popular foi criado pelos pastores para aproveitar o pão duro da semana. Com um pouco de alho e um bom embutido você poderá fazer migas à aragonesa ao estilo mais tradicional.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer paninis
Passos a seguir:
1

Vá acumulando pão velho das sobras diárias e guarde-o preferivelmente em uma sacola de pano. Você vai precisar encher pelo menos meia sacola. Não utilize pão macio.

2

Com uma faca corte o pão duro em pedacinhos pequenos e coloque-os em uma cumbuca. Salpique um pouco de água com os dedos para umedecer o miolo, mas não exagere.

3

Use uma frigideira grande tipo paelheira, despeje um pouco de azeite de oliva e acrescente bacon ou toucinho para que solte a gordura.

4

Corte cebola fina e pique um alho e frite-os.

5

Corte linguiça e chouriço em pedaços pequenos. São embutidos frescos que são vendidos para fritar. Jogue-os na frigideira e frite-os tampando um pouco para que soltem todo seu suco e sua cor laranja característica.

6

Acrescente tomate natural picado e sal, e frite a mistura um pouco mais, mexendo de vez em quando.

7

Acrescente o miolo de pão e vá mexendo constantemente durante uns 5 ou 10 minutos até que estejam fritos e tomem cor. Devem ficar crocantes, nunca secos.

8

Retire a frigideira do fogo. Você pode acompanhar as migas com ovos fritos, que ao se misturar com o pão farão com que seu prato fique ainda mais suculento.

9

Varie as quantidades que indicamos a seguir em função do número de comensais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer migas à aragonesa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Você pode cozinhar este prato como prato principal ou como entrada.

Escrever comentário sobre Como fazer migas à aragonesa

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer migas à aragonesa
Como fazer migas à aragonesa

Voltar ao topo da página