Como fazer mexilhões à vinagrete

Como fazer mexilhões à vinagrete

Os mexilhões à vinagrete são um prato típico e muito comum na cozinha mediterrânica e, além disso, são muito fáceis de preparar. São servidos frios e podemos apresentá-los ao estilo de tapa, como entrada ou inclusive como prato principal. Por outro lado, é um prato que será muito econômico, já que precisaremos apenas destes moluscos e de alguns vegetais para preparar a vinagrete, junto com um bom azeite de oliva e vinagre para temperar. O molho vinagrete ajudará na conservação dos vegetais durante quase uma semana, pelo qual poderá conservar o aperitivo na geladeira durante vários dias e aproveitar para temperar outros pratos. Para que você possa fazê-lo sozinho(a), em umComo.com.br explicamos passo a passo como fazer mexilhões à vinagrete.

Vai precisar de:
  • 1 kg de mexilhões
  • 1 cebola
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 pimentão verde
  • 1/2 cebolinha
  • 2-3 tomates
  • 2 folhas de louro
  • 1/2 copo de vinho branco
  • 1/2 copo de água
  • 3 colheradas de sopa de azeite de oliva e 1 colherada de vinagre de xerez
Passos a seguir:
1

Os mexilhões devem ser frescos; se não forem ser consumidos no mesmo dia devemos deixá-los em um recipiente com água fria a maior quantidade de tempo possível antes de seu futuro cozimento, mudando a água a cada seis horas, aproximadamente.

2

Lavamos e escorremos muito bem os mexilhões em água fria e tiramos todas as impurezas que vierem na sacola; se ficaram em água não é necessário porque já terão soltado todas.

3

Colocamos meio copo de água para esquentar em uma panela grande e quando a água começar a ferver adicionamos uma folha de louro e a seguir os mexilhões.

4

Adicionamos à panela um jato generoso de vinho branco, uns grãos de pimenta preta e uma pitada de sal.

5

Deixamos os mexilhões cozinhando uns 3 minutos e assim que estiverem todos abertos os retiramos com uma escumadeira. Deixamos esfriar e reservamos em um prato. Não devemos jogar fora a água da cozedura, vamos coá-la e deixá-la em um copo.

6

Tiramos os mexilhões da concha com a ajuda de uma faca, raspando todo o mexilhão até que o interior fique limpo. Reservamos os mexilhões por um lado e as conchas por outro.

7

Para preparar a vinagrete, primeiro devemos lavar todos os vegetais e secá-los.

8

Descascamos a cebola, a cebolinha e os tomates, e picamos finamente estes vegetais junto com os pimentões e misturamos tudo em uma tigela.

9

Acrescentaremos um pouco de salsa picada e sal a gosto, e mexeremos bem misturando os sabores das hortaliças.

10

Em um copo acrescentamos uma pitada de sal e a pimenta preta, introduzimos o azeite de oliva extra virgem e o vinagre de Xerez e mexemos energicamente com um garfo até que fique misturado.

11

Acrescentamos a vinagrete à tigela com as hortaliças, misturamos muito bem juntando todo o sabor.

12

Para a apresentação do prato: pode fazê-lo tipo salada, todos em um prato sem as conchas, ou então cada mexilhão em uma concha vazia e quando estiverem todos colocados botamos por cima, com a ajuda de uma colher, o picadinho à vinagrete que reservamos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer mexilhões à vinagrete, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Aproveite de outubro a março para fazer este prato, que é a época dos mexilhões.