Como fazer massa caseira para tortas

Como fazer massa caseira para tortas

Se é fã de tortas, então com certeza que irá gostar desta receita de umComo em que ensinamos a fazer uma massa caseira. Depois poderá rechear a sua torta como mais gostar. No final do artigo explicamos também como deverá utilizar a massa para fazer a torta. Não perca mais tempo e aprenda como fazer massa caseira para tortas.

Vai precisar de:
  • 2 ½ xícara de farinha
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 barras de manteiga sem sal
  • 4 - 8 colheres de sopa de água gelada
  • 1 gema de um ovo grande batido
  • 1 colher de sopa de água morna
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer esta massa caseira para tortas, coloque a farinha e o sal em um processador de alimentos, e bata algumas vezes para misturar bem. Também pode fazer este processo sem usar o processador.

De seguida, coloque alguns cubos de gelo em uma pequena caçarola e cubra com água. Mexa e espere. Retire a manteiga da geladeira e corte-a em cubos pequenos.

2

Distribua os cubos de manteiga sobre a farinha.

3

Coloque a tampa do processador de alimentos e bata de 15 a 20 vezes até que a mistura pareça farinha de milho com pedaços de manteiga do tamanho de uma ervilha.

4

Retire a tampa e polvilhe 4 colheres de sopa de água gelada sobre a superfície da mistura. Pressione cerca de 4 ou 5 vezes para misturar. Comprove se a massa está misturada, se estiver unida, estará pronta. Entretanto, se estiver quebrando com facilidade, adicione um pouco mais de água. Adicione mais água em colheres de sopa pouco a pouco, caso seja necessário. A massa final não deve ser unida em uma massa, mas não deve haver mais vestígios de farinha em pó e a massa deve apenas estar começando a se agrupar em grandes pedaços, como mostra na imagem.

5

Amasse a massa da torta em uma superfície limpa. Divida a massa em dois pedaços.

6

Use a palma de sua mão para juntar de forma rápida e pressione cada pedaço em um disco grosso. Envolva em plástico e coloque na geladeira por cerca de 30 minutos ou até 4 dias (ou congele até por 3 meses; descongele na geladeira durante a noite antes de usar).

7

Retire um dos discos de massa da geladeira. Polvilhe a superfície de trabalho e o rolo com farinha. Coloque a massa na parte superior da farinha. Trabalhando do centro para o exterior, estenda a massa em um círculo (alguns centímetros de diâmetro maior do que o molde de torta). Aplique movimentos firmes e trabalhe a massa o menos possível.

8

Se a massa rachar quando começar a amassá-la com o rolo, deixe-a repousar durante um minuto para esquentá-la um pouco antes de continuar. Utilize mais farinha se a massa começar a colar. Estará pronta a massa para o bolo de frutas. A seguir, explicaremos como terminar esta deliciosa torta.

9

Coloque o disco de massa no molde para torta. Leve o molde à geladeira para esfriar durante 30 minutos. Aqueça o forno. Prepare o seu recheio.

10

Retire o molde da geladeira e o recheie com a sua receita. Retire o segundo disco de massa da geladeira. Seguindo as mesmas instruções da parte inferior, faça um círculo do mesmo diâmetro. Em seguida, coloque este disco sobre o recheio.

11

Pressiona as partes superior e inferior suavemente e gire-as juntas em torno da circunferência da torta. Dobre as bordas ou pressione ligeiramente com um garfo para selar.

12

Pincele toda a superfície, incluindo as bordas onduladas, com gema de ovo.

13

Utilize uma faca afiada para cortar várias aberturas na parte superior para permitir a saída do vapor. Asse durante 15 minutos em temperatura máxima.

Baixe o fogo e continue a cozinhar a torta por mais 30 a 40 minutos, até que a massa esteja dourada e a fruta do recheio esteja em ebulição. Se as bordas da superfície começarem a escurecer muito rápido, cubra-as com papel de alumínio.

14

Deixe que a massa para torta esfrie sobre uma grade durante pelo menos 4 horas antes de cortá-la e servi-la.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer massa caseira para tortas, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.