Como fazer manteiga de amendoim

Como fazer manteiga de amendoim
Imagem: hojeparajantar.blogspot.com

Todo o mundo pensa que manteiga de amendoim não é um prato saudável e que até engorda. Na verdade, isso depende de como é feito! Se tomar atenção ao valor calórico, claro que vai ficar preocupado - o amendoim é uma oleaginosa e claro que está cheio de gorduras. No entanto, se tomar ainda mais atenção, você vai reparar que a manteiga de amendoim é rica em gorduras, sim, mas gorduras boas (monoinsaturadas e poli-insaturadas). Estas gorduras permitem baixar o seu colesterol e previnem o risco de doenças cardiovasculares. Esse preparado é, também, rico em vitamina E, vitamina B3, proteínas e antioxidantes. Como se isso não fosse razão suficiente para comer, manteiga de amendoim é muito saborosa e pode ser usada em muitas receitas diferentes. Descarte o produto industrializado e aprenda como fazer manteiga de amendoim em sua casa, espreitando este artigo umComo que explica como fazer de forma fácil e rápida.

Passos a seguir:
1

Prepare o amendoim. Lave o amendoim em água fria para remover impurezas. Seque-os e, caso tenham casca, descasque-os (esse processo é mais fácil com o amendoim seco). Não há problema se ficar um pouco de pele.

2

Se preferir pode assar seus amendoins antes de processar, para que fiquem crocantes e com um sabor mais intenso. Contudo, essa etapa é opcional e torna todo o processo mais demorado. Pode, também, comprar amendoins já torrados. Para assar seus amendoins siga estes passos:

  • Misture os amendoins com óleo vegetal numa tigela.
  • Pré-aqueça o forno a 176ºC.
  • Espalhe os amendoins no tabuleiro para que fiquem numa só camada (se você não fizer isso uns podem ficar crus e outros torrados).
  • Asse durante, aproximadamente, dez minutos até ficarem douradinhos.
  • Para garantir que não queimam, pode sacudir levemente a bandeja durante o processo.
Imagem: javacupcake.com
3

Coloque os amendoins no liquidificador. Moa os amendoins na função "Pulsar". Aperte o botão algumas vezes até ficarem moídos. Para melhores resultados, moa a oleaginosa enquanto ainda está quente depois de sair do forno.

Imagem: mercurialmonds.com
4

Processe o amendoim por um minuto até a mistura ficar cremosa.

Imagem: foodofy.com
5

Raspe o fundo do recipiente. Três minutos devem ser suficientes para que a mistura atinja a consistência desejada, mas continue pulsando até não ser necessário. Tenha em conta que a sua manteiga caseira nunca vai ficar tão cremosa como a de supermercado. No entanto, você bate a versão industrializada no sabor que fica bem melhor. Além de ter um gosto natural e fresquinho, sua manteiga é livre de aditivos e químicos! Raspe tudo quando terminar e coloque numa taça.

Imagem: earthtoeats.com
6

Acrescente sal e açúcar. Pode salgar ou açucarar a sua manteiga, se achar necessário. Não esqueça que, adicionado esses condimentos, está tornando o produto menos saudável.

Imagem: i.ytimg.com
7

Para adoçar ainda mais, pode usar açúcar mascavo, melaço ou mel. Pode colocar estes ingredientes no processador junto com os amendoins, mas tenha atenção à potência do seu processador pois alguns ingredientes podem exigir mais do aparelho. Se estiver batendo à mão, mexa os ingredientes até formarem um creme homogêneo.

Imagem: vt-today.com
8

Passe a misturas para um recipiente com fecho hermético. Guarde na geladeira para que a mistura fique pastosa. A manteiga pode durar algumas semanas se for sempre guardada na geladeira.

Imagem: yankeecontainers.com
9

Use a manteiga nas suas receitas preferidas! Pode criar aperitivos deliciosos com esse preparado: bolacha, bombom, cupcake, tostas e sandes com geléia! Para uma manteiga ainda mais saudável, porque não plantar amendoim em casa e garantir a saúde de seus alimentos? Bom apetite!

Leia também: O que comer com pasta de amendoim - 40 combinações irresistíveis

Imagem: huffingtonpost.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer manteiga de amendoim, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Se estiver usando amendoins com casca, dê preferência do tipo Valência ou Virginia.
  • Se quiser assá-los primeiro, procure amendoim espanhol (contem maior teor de óleo).