Como fazer macarrão de abobrinha

Como fazer macarrão de abobrinha

Quem não ama um bom prato de massa? Acontece que, às vezes, procuramos alternativas mais saudáveis ou apenas diferentes, porém igualmente deliciosas, para as receitas que vamos preparar. Esse é o caso do macarrão de abobrinha! Apesar de não ser um prato de macarrão tradicional é extremamente gostoso e o melhor de tudo: super fácil de fazer. Você pode temperar da maneira que mais gostar e escolher o molho que preferir adaptando ao seu gosto, já que o macarrão de abobrinha fica uma delícia com uma variedade de molhos e temperos. Se você quer aprender como fazer macarrão de abobrinha fácil, rápido, saudável e gostoso continue lendo esta receita do umCOMO.

Como fazer macarrão de abobrinha: hora de picar

Quando vamos fazer um macarrão de abobrinha a maior dúvida é como picar a abobrinha de uma maneira ideal para que fique com aspecto de macarrão. Você pode fazer isso de algumas formas, mas antes lembre-se de selecionar abobrinhas bem firmes para o preparo, porque será mais fácil de picar e não ficará tão mole na hora da fervura: a abobrinha italiana é uma boa candidata para esse tipo de receita.

Se você quer que o seu macarrão de abobrinha fique com um aspecto de espiral, você pode cortá-las usando um espiralizador, um cortador de legumes que faz corte em fios espirais. Ele é fácil de ser encontrado em lojas de utensílios para casa e se você costuma preparar muitas receitas que precisem de legumes nesse formato, vale o investimento.

Caso você prefira não usar nenhum utensílio especial e tiver habilidades de corte na cozinha, coloque as abobrinhas sobre uma tábua, corte os topos e faça cortes finos usando uma faca no sentido da abobrinha para criar os fiozinhos do macarrão.

Você também pode fazer uso de um ralador comum para criar o seu macarrão de abobrinha, um método fácil e rápido.

Outra opção bem barata para fazer macarrão de abobrinha é usar os descascadores de legumes que são vendidos bem baratinhos em lojas de utilidades. Nessa opção, o macarrão em vez de se parecer a um espaguete se parecerá mais a um tagliatelle, como se vê na foto, mas ficará igualmente gostoso.

Como preparar macarrão de abobrinha

Com a abobrinha já picada é hora de preparar o macarrão de abobrinha e esse preparo é mais simples que o corte em si. Aqui te daremos três opções para que você eleja o que mais gostar.

Macarrão de abobrinha na panela

  1. Em uma panela coloque água para ferver com um pouco de sal;
  2. Quando estiver fervendo jogue as tiras de abobrinha dentro da água e deixe por apenas 1 minuto, para que não fiquem muito moles;
  3. Retire a abobrinha de dentro da água e passe imediatamente para uma tigela com água gelada, para que ela não continue cozinhando;
  4. Depois de alguns instantes retire-o da água gelada e passe para a finalização do prato.

Macarrão de abobrinha refogado

Se você quiser dar uma temperada extra no seu macarrão de abobrinha, o ideal é que você faça refogado.

  1. Em uma frigideira adicione um fio de azeite e um dente de alho picado, deixe dourar por um instante;
  2. Em seguida, adicione as abobrinhas previamente secas com papel de cozinha para que não solte muita água;
  3. Deixe refogar por cinco minutos ou até dourar, mexendo de vez em quando para que não grude e cozinhe por igual.

Macarrão de abobrinha cru

Uma versão mais refrescante da receita é servir macarrão de abobrinha cru, como se fosse uma salada. Após ralar a abobrinha em forma de macarrão, você pode colocá-la em um prato e adicionar tomates e cebola roxa, por exemplo, e temperar com um molho de mostarda e mel ou combiná-lo com cenoura ralada e ricota. Vale o que a sua imaginação permitir nas combinações.

Como servir macarrão de abobrinha

Independente se você escolheu preparar seus noodles de abobrinha na panela ou refogados, finalizá-los com um molho delicioso dará um toque especial. No umCOMO você pode encontrar uma receita deliciosa de molho de tomate caseiro para macarrão que deixará o seu macarrão de abobrinha delicioso.

Se você é amante do molho branco, não tem importância! Já que a abobrinha também vai super bem com esse tipo de molho. Veja o passo a passo de como fazer molho branco para macarrão neste outro artigo.

Entre os temperos opcionais para o macarrão de abobrinha também estão a pimenta do reino, folhas de manjericão e uma colher de queijo parmesão. E, caso a ideia seja servir para convidados ou o preparo seja para uma data especial, você também pode finalizar a receita com camarões e limão siciliano, além de dar um toque especial, fica uma delícia.

Se você curte preparar receitas com abobrinha não deixe de conferir também estas outras opções no umCOMO:

  • Torta de abobrinha
  • Creme de abobrinha
  • Abobrinha recheada ao forno

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer macarrão de abobrinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.