Partilhar

Como fazer lanches saudáveis

Como fazer lanches saudáveis

A hora do lanche é uma das refeições do dia que não podem ser evitadas nem que esteja de dieta. Ao comer algo no meio da tarde conseguimos reduzir a sensação de fome, além de conseguir uma dose de energia que ajuda a continuar com as tarefas antes de terminar o dia. Mas lembre-se: é recomendável deixar de lado os doces e chocolates para optar por outro tipo de lanchinho menos calórico. Por este motivo, em umComo contamos a você como fazer lanches saudáveis.

Também lhe pode interessar: Receitas com aveia saudáveis
Passos a seguir:
1

Uma das regras básicas da alimentação saudável encontra-se em fazer 5 refeições por dia. Por quê? Porque distribuir a absorção de energia ao longo do dia ajuda-nos a ter a sensação de ter mais força, sem sensação de fome, e que nosso organismo trabalhe durante o dia todo. Portanto, mesmo que esteja de dieta, saiba que nunca deve pular o lanche.

Se não ingerir nada a meio da tarde, a fome que terá quando chegar a hora do jantar será muito maior do que se tiver enchido seu estômago, e jantar muito traz como consequência o aumento de peso. Por isso, seja qual for a sua situação, não pule a hora do lanche.

Como fazer lanches saudáveis - Passo 1
2

O que devemos ter claro é que o lanche não deve ter um alto valor calórico; na realidade, considera-se que devemos ingerir neste momento do dia entre 150 e 200 kcal. Para desfrutar de lanches saudáveis é importante eliminar da sua alimentação todos os produtos com excesso de gordura ou de açúcares que mal possuem nutrientes e que têm muitas calorias: doces, chocolates ou lanches salgados devem desaparecer da sua dieta e serem substituídos por outro tipo de alimentação bem mais saudável e nutritiva.

Como fazer lanches saudáveis - Passo 2
3

Existe uma controvérsia com os carboidratos nessa hora da tarde; este grupo de alimentos é recomendado durante as primeiras horas do dia e tenta-se restringir o seu consumo durante a tarde e a noite. O motivo principal é que os hidratos devem ser queimados porque, senão, acabam se acumulando no nosso corpo em forma de gordura saturada; por isso, em linhas gerais, diríamos que os carboidratos não são uma boa opção para a hora do lanche.

No entanto, se costuma fazer esporte à tarde, se for fazer uma atividade que requer muita energia, então pode colocar este grupo de alimentos na hora do seu lanche; no entanto, prefira os elaborados com farinha integral pois os refinados não contêm nenhum nutriente e sim muito açúcar. Lanches de pão integral, bolachas integrais ou cereais integrais são uma boa opção para quem ainda têm muitas coisas para fazer durante o dia.

Como fazer lanches saudáveis - Passo 3
4

Para conseguir fazer um lanche de forma saudável recomendamos que elabore uma lista com possíveis lanches para não enjoar dos mesmos todos os dias; se estiver fora de casa é importante que seja previdente e que leve um lanche com você, caso contrário é muito fácil cair na tentação de ir a uma padaria ou a qualquer lanchonete e comprar doces ou salgados ricos em gorduras. Portanto, faça uma lista com a distribuição de seus lanches todas as semanas e leve sempre com você um lanchinho saudável na bolsa ou no trabalho.

5

A seguir, em umComo daremos alguns exemplos de lanches saudáveis para que veja o que queremos dizer e o que pode comer durante este momento do dia, sem gorduras e conseguindo que o seu corpo ingira exatamente o que precisa:

  • Iogurte natural desnatado com pedaços de frutas fresca: uma boa opção é cortar pedaços de morango natural e misturar com o iogurte desnatado. Você se sentirá saciado e é uma delícia.
  • Vitamina de frutas: pegue a fruta fresca que mais gostar, misture com um iogurte desnatado e um pouco de leite desnatado e bata no liquidificador. Fica uma delícia e além disso não tem apenas calorias.
  • Salada de fruta ou fruta da época: apesar da fruta ser considerada um carboidrato simples, é uma opção perfeita para tomar na hora do lanche devido ao seu alto valor de açúcares mas suas poucas calorias. É ideal para tirar do seu corpo a vontade de comer açúcar sem ingerir gorduras.
  • Se estiver com vontade de algo salgado pode optar por proteínas pobres em gorduras como três fatias de peru, um queijo fresco desnatado ou uma lata de atum natural.
  • As pessoas que vão fazer esporte ou outra atividade que precise de uma fonte de energia podem tomar carboidratos na hora do lanche. Duas ou três bolachas integrais, um punhado de cereais integrais ou um sanduíche integral feito com ingredientes pobres em gorduras é uma opção saudável e nutritiva. Em umComo damos a você uma receita para saber como fazer sanduíche natural.
Como fazer lanches saudáveis - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer lanches saudáveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer lanches saudáveis

Como fazer lanches saudáveis
1 de 5
Como fazer lanches saudáveis

Voltar ao topo da página