Como fazer fondue de carne

Como fazer fondue de carne
Imagem: abreaspas.com

Fondue é um prato oriundo da Suíça, ele surgiu originalmente como fondue de queijo, os suíços adoram queijo. Aqueciam o queijo numa panela com uma fonte de calor pouco intensa, como uma lamparina e as pessoas serviam-se diretamente da panela. Depois o fondue foi evoluindo, começaram a surgir fondue de chocolate, fondue de futas, fondue de carne, peixe e legumes.

O fondue de carne, é sempre acompanhado de diversos molhos, o que dá um toque muito especial à carne. O fondue é uma excelente opção para um jantar romântico, um jantar de fim de ano, ou mesmo um jantar entre amigos. É uma refeição bastante requintada e fácil de fazer, aprenda em umComo.com.br como fazer fondue de carne.

Passos a seguir:
1

Você vai precisar de um aparelho de fondue ou uma panela de rechaud para fazer o fondue de carne, caso não tenha pode usar uma panela de metal, esmaltada ou de ferro fundido, lembre-se que panelas de cerâmica são apenas para fondues de queijo ou chocolate. Coloque a panela em cima de um fogareiro elétrico, a álcool ou gás, o calor das velas não é suficientemente forte para cozinhar a carne. Dê preferência a panelas que tenham as pontas curvadas para dentro para não espirar óleo quente.

Se você tiver um aparelho de fondue, ele normalmente trás os espetos para o fondue, parecem garfinhos compridos e têm cores distintas para cada pessoa saber qual é o seu. Caso não tenha compre alguns espetos de bambu para cada pessoa ter mais que um, pode ser necessário. Antes de levá-los para a mesa coloque-os em água, deixe ensoparem 30 minutos, pelo menos, para não correr o risco de incendiar.

Imagem: submarino.com.br
2

Para fazer o fondue de carne, primeiro te que arranjar carne de boa qualidade, pode ser filé mignon, quanto melhor a qualidade da carne mais saboroso será o seu fondue.

Tempere-a previamente com sal e pimenta, a quantidade de carne varia para quantas pessoas você vai fazer o fondue. Corte a carne aos quadradinhos nem muito pequenos nem excessivamente grande. Deixe a carne a repousar na geladeira até a altura de fazer o fondue de carne.

Imagem: senhorasnamoda.wordpress.com
3

Quando chegar a hora de preparar o fondue de carne, coloque o óleo até um pouco acima da metade da panela, deixe o óleo aquecer. Pode usar vários tipos de óleo, óleo vegetal, de canola, de sementes de uva e de amendoim.

4

Quando o óleo estiver bem quente, seque a carne antes de colocá-la nos espetos, para evitar que o óleo espirre. Pode por um ou dois pedaços de carne no seu espeto, deixe no óleo 30 a 60 segundos. O tempo depende se você gosta da carne bem ou mal passada.

Para ter a certeza que o óleo está na temperatura certa pra cozinhar a carne, jogue uma fatia bem pequena de pão e se em 30 segundos o pão ficar dourado, o óleo está pronto para fritar a sua carne.

Imagem: vivaeventos.com.br
5

Viu como é fácil fazer um fondue de carne?! Aproveite para impressionar com um jantar diferente, vai surpreender os convidados com certeza. Não se esqueça de ter cuidado ao fazer o fondue, para nada pegar fogo, não tenha objetos inflamáveis na mesa. Faça uns molhos para colocar na carne, os molhos mais usados para fondue de carne são o molho agridoce, o molho barbecue, o molho cocktail e o molho aioli. Acompanhe este prato com um bom vinho tinto, batatas fritas ou arroz.

Leia também: O que comer com fondue de queijo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer fondue de carne, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.