Como fazer flores com fondant

Como fazer flores com fondant

O fondant é uma massa de açúcar muito elástica e moldável que nos proporciona uma infinidade de possibilidades na hora de criar adornos. Com ele, você pode fazer qualquer figura e elaborar decorações espetaculares e muito bonitas. Se estiver pensando em decorar um bolo ou cupcakes, mas achar inatingível criar figurinhas com fondant, não se preocupe, há formas muito simples de fazer que podem chegar a ficar muito bonitas em seus doces. Um exemplo disso e que sempre cai bem é a flor. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como fazer flores com fondant de forma fácil e rápida para você decorar seus bolos e cupcakes.

Vai precisar de:
  • Fondant
  • Bolsa transparente (daquelas utilizadas para guardar folhas)
Passos a seguir:
1

Para começar a fazer nossas flores, você deverá pegar um pouco de fondant da cor que quiser e fazer uma linguiça como a da imagem. Depois, faça 10 divisões, 9 pequenas, e o mais iguais que você puder, e outra maior. O tamanho das divisões marcará o tamanho da rosa de fondant, quanto maiores forem, maior será a flor.

2

Uma vez tiver feitas as divisões, começaremos a criar nosso enfeite com fondant. Para fazer o botão da rosa você deverá pegar o pedaço maior, inseri-lo na bolsa transparente e apertá-lo com os dedos. Observe a fotografia para ver como nós o fizemos. Para moldar melhor as pétalas, esmague um pouco mais uma das extremidades para que fique mais fina.

3

Agora, enrole a lâmina dando-lhe forma de espiral e deixando a parte mais fina em cima. Quando a tiver enrolado, com os dedos polegar e indicador baixe a extremidade superior para simular o botão aberto da flor. Já temos pronta a primeira parte do nosso enfeite de fondant.

4

Agora, começaremos a colocar as pétalas da flor de fondant. Para isso, faça pequenas bolinhas com as divisões. Pegue a bola e, como fizemos para fazer o botão, insira na bolsa transparente e aperte-a com os dedos. Não é necessário dar-lhe forma arredondada, você pode moldá-la um pouco para dar-lhe a forma de pétala.

5

Cole a pétala bem onde termina a espiral do botão e contorne-a. Para colá-la, molhe a gema de seus dedos com água e dê ligeiros toquinhos na pétala para umedecê-la. Não exagere na quantidade de água porque será mais difícil de manipulá-la. Quando tiver colado, baixe a extremidade superior para simular as pétalas abertas.

6

Coloque todas as pétalas seguindo o passo anterior, amassando-as dentro da bolsa transparente, colando-as na extremidade da última pétala e dando-lhes forma. Começamos a colar a pétala onde finaliza a anterior para que fiquem alternadas e bem distribuídas por toda a flor, desta maneira ficará uma rosa totalmente aberta.

7

Quando terminar de colocar todas as pétalas você verá que a parte de baixo fica longa e feia demais, por isso deve tirá-la. Para livrar-nos desta parte sem estragar a rosa, o que faremos é girá-la com muito cuidado até quebrar. Quando soltar, alise a parte inferior da flor dando-lhe uma forma arredondada.

8

Você já tem suas flores de fondant prontas para decorar seus bolos! Como você pode ver é um enfeite de fondant muito simples de fazer que não levará mais de 15 minutos. Com estes passos simples você poderá criar belas rosas do tamanho que desejar. Você pode comprar purpurina comestível e polvilhar as flores para dar-lhes um toque mais chamativo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer flores com fondant, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.