Partilhar

Como fazer cupcakes light

Como fazer cupcakes light

Ainda que a origem dos cupcakes date do século XIX, foi nos últimos 10 anos que ficaram na moda pelo seu aparecimento em famosas padarias dos Estados Unidos. E ainda que a sua preparação seja a mesma que uma base de bolo tradicional, o seu encanto vem dos diferentes sabores e enfeites que podem acompanhá-lo, desde o chocolate até à manteiga de amendoim, as suas versões são diversas, algumas mais calóricas que outras. No entanto, em umComo damos a você algumas opções de como fazer cupcakes light.

Também lhe pode interessar: Como decorar cupcakes

Cupcake de chocolate e mirtilos

O ideal desta receita é que não leva açúcar, o que pode ser uma boa sobremesa para pessoas que sofrem de diabetes. Para fazer este cupcake de chocolate e mirtilos light você precisará de:

  • 225 gr de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 4 colheres de sopa de óleo de girassol
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 40 gr de mirtilos
  • 1 colher de chá de raspas de laranja
  • 2 ovos grandes
  • 175 ml de suco de laranja natural

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Peneire a farinha junto com o cacau e o fermento. Em um recipiente, bata os ovos e o azeite, adicione o suco de laranja, as raspas e os mirtilos. Mexa tudo suavemente, a mistura deveria ficar com uma consistência grumosa. Coloque a mistura em uma forma para cupcakes previamente untada com um pouco de azeite, asse por 20 minutos ou até que estejam dourados. Deixe-os esfriar e estarão prontos para comer.

Como fazer cupcakes light - Cupcake de chocolate e mirtilos

Cupcake de banana

Este cupcake light talvez seja o mais saudável de todos, é ideal para pessoas que querem se dar um prazer sem sair da dieta, e que, além disso, seguem um estilo de vida saudável com rotinas de exercício regulares. Esta receita só tem 150 calorias e para a sua preparação precisará dos seguintes ingredientes:

  • 12 claras de ovo
  • 30 gr de nozes
  • 8 envelopes de stevia
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 2 xícaras de aveia
  • 100 gr de cereal de farelo de trigo
  • 2 bananas maduras
  • 80 ml de água
  • 6 colheres de sopa de geleia sem açúcar do sabor de sua preferência
  • 1 colher de sopa de canela
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 1 pouquinho de baunilha
  • 1 colher de chá de fermento em pó

A primeira coisa a fazer será pré-aquecer o forno a 200 ºC e colocar em um processador de alimentos ou um liquidificador todos os ingredientes, menos os cereais. Pulverize um pouco o cereal e adicione-o à mistura anterior, mexa com uma espátula e coloque nas formas. Se desejar, pode adicionar um pouco de nozes por cima. Leve ao forno por 30 minutos aproximadamente.

Como fazer cupcakes light - Cupcake de banana

Cupcake de cenoura

Estes cupcakes em sua receita original são bastante calóricos, por isso, para que possa saboreá-lo de uma forma mais saudável, damos a você esta receita de cupcake light de cenoura para a qual precisará de:

  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de stevia
  • 1 colher de sopa de canela
  • 60 ml de óleo de coco
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 2 xícaras de farinha de amêndoas
  • 2 xícaras de cenoura ralada

Pré-aqueça o forno a 350 ºC. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos até que a mistura esteja homogênea. Distribua a mistura nas formas e deixe-os cozinhar por 30 minutos.

Como fazer cupcakes light - Cupcake de cenoura

Cupcake de morango

Este cupcake não é tão light como os anteriores, mas é muito menos calórico que qualquer um comprado em lojas especializadas. Para o cupcake light de morango você precisará de:

  • 225 gr de morangos lavados e cortados
  • 160 gr de farinha
  • 80 gr de açúcar
  • 1 colher de sopa de sementes de papoula
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha
  • 60 ml de azeite de oliva
  • 1 ovo
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 60 gr de farinha integral
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de canela
  • 250 ml de leite desnatado

Tal como nos cupcakes anteriores, pré-aqueça o forno a 200ºC e prepare as formas onde colocará os cupcakes. Misture o suco de limão com o leite e deixe repousar. Enquanto isso, com um garfo misture o açúcar e os morangos até extrair o seu suco. Em outro recipiente, peneire a farinha, o fermento em pó, o sal e a canela. Em um recipiente, coloque o ovo, o azeite, o leite com o suco de limão e as sementes de papoula. Adicione esta última mistura aos ingredientes secos, mexa bem e adicione os morangos e o açúcar. Asse por 20 minutos.

Se quer ter mais opções de sobremesas light, recomendamos a você o artigo como fazer sobremesas diet.

Como fazer cupcakes light - Cupcake de morango

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cupcakes light, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer cupcakes light

Como fazer cupcakes light
1 de 5
Como fazer cupcakes light

Voltar ao topo da página