Como fazer cupcakes de aveia

Como fazer cupcakes de aveia

Os cupcakes são uma delícia e têm conquistado cada vez mais pessoas, com diferentes sabores e combinações. Mas se você está procurando por uma receita mais saudável e light, então a aveia é o cereal ideal para fazer cupcakes deliciosos. A aveia é um dos cereais mais completos que podemos encontrar, sendo conhecida pelos seus múltiplos benefícios para a nossa saúde. Você pode utilizar este cereal para fazer uma infinidade de receitas e, uma delas é de cupcakes. Pode unir a aveia à banana ou ao mel e conseguir um cupcake delicioso, pouco calórico e com muitos nutrientes. De seguida, em umComo vamos ensinar para você como fazer cupcakes de aveia. Continue lendo e aprenda conosco!

Cupcakes de banana com aveia

Uma das receitas de cupcakes que você pode fazer com este cereal é de aveia com banana, pois esta fruta também conta com benefícios para a nossa saúde, como o seu alto conteúdo em hidratos de carbono e potássio. Para fazer esta receita de cupcakes de aveia com banana, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 bananas nanicas (grandes e maduras)
  • 2 ovos
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 1/2 xícara de óleo de milho
  • 1/3 de xícara de aveia em flocos grandes
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó

Comece por descascar as bananas e amassá-las com um garfo em um prato. Reserve. De seguida, junte o fermento, a aveia, a canela e a farinha de trigo em um recipiente. Agora bata no liquidificador as bananas já amassadas, os ovos, o óleo e o açúcar mascavo até obter uma mistura homogênea. Depois misture a massa obtida no liquidificador aos restantes ingredientes com um fouet. Distribua a massa em forminhas para cupcake. Tenha em atenção para ocupar apenas cerca de 3/4 da sua capacidade, pois no forno os cupcakes vão crescer. Agora coloque os seus cupcakes no forno pré-aquecido a 180ºC e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Depois de assados é só deixar esfriar. Esta receita de cupcakes de banana com aveia rende 12 porções.

Aproveite e confira também a nossa receita de biscoito de aveia e banana, super simples de fazer e deliciosa.

Cupcakes de aveia com mel

O mel é outro dos ingredientes que conta com muitos benefícios para a nossa saúde e, se você o unir à aveia conseguirá uma receita saudável e pouco calórica. Para fazer esta receita de cupcakes de aveia com mel vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de manteiga
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1 xícara de água fervente
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Para fazer cupcakes de aveia com mel, comece por colocar na batedeira a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar e os ovos. Bata tudo até obter um creme. Vá juntando pouco a pouco a água fervente, a essência de baunilha e o mel. Depois misture a aveia com a farinha de trigo em um recipiente. Vá adicionando esta mistura de farinha e aveia à batedeira e misture bem. Depois adicione o fermento e misture com uma colher. Agora distribua a massa dos cupcakes pelas forminhas, enchendo apenas 3/4 das mesmas. Coloque os cupcakes no forno pré-aquecido a 180ºC e deixe cozinhar por 30 minutos. Antes de tirar do forno faça o teste do palito para se certificar que os cupcakes estão bem cozinhados. Esta receita de cupcakes com mel rende 16 porções.

Cobertura de merengue de mel

Se desejar poderá fazer uma cobertura de merengue de mel para os seus cupcakes de aveia com mel. Para isso vai precisar de bater 2 claras em neve e reservar. De seguida, ferva 1/2 xícara de açúcar mascavo com 1/4 de xícara de mel e 1/2 xícara de água até obter uma calda com textura de mel. Depois coloque na batedeira a calda sobre as claras em neve e bata até esfriar. Coloque no saco de confeitar e cubra os seus cupcakes. Pode colocar aveia em flocos por cima para decorar. Se não tiver um saco de confeiteiro, saiba como fazer um facilmente no nosso artigo Como fazer um saco de confeiteiro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cupcakes de aveia, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.