Como fazer chouriço caseiro

Como fazer chouriço caseiro

Um bom chouriço caseiro, se for bem elaborada, é uma das maiores delícias que o porco nos dá. Todos os enchidos, em geral, são muito mais simples de fazer que os presuntos, porque requerem menos tempo de cura, e relacionado com isso, menos cuidados durante o processo, inclusivamente, são mais simples de abrir, cortar e desfrutar sozinhos ou acompanhados de um bom vinho. Não há nenhuma receita exata para fazer o melhor chouriço caseiro, porque os gostos de cada um são importantes para decidir qual deve ser o ponto ideal de sal, a mistura correta de pimentão, mas tirando os gostos em particular, se vai fazer uma matança e quer aprender a fazer chouriço, siga as seguintes instruções.

Vai precisar de:
Passos a seguir:
1

Escolha a carne que irá utilizar para fazer o chouriço. Normalmente costuma se usar todas menos as mais nobres (lombo, lombinho, as pernas se fizer presunto...) e a miudezas (pulmões, coração, cabeça...).

2

Pique a carne o mais miúda que conseguir. Normalmente são precisos vários recipientes para a carne picada. Pese cada um em separado, para poder fazer as misturas.

3

Deite o sal adequado para cada recipiente (entre 18 a 20 gramas de sal por quilo de carne). À medida que acrescenta o sal, vá removendo a carne para ter a certeza que toda a carne é salgada.

4

Acrescente o pimentão. Costuma-se deitar entre 20 e 28 gramas de pimentão por quilo de carne, misturando o pimentão doce e picante a gosto. Misture bem.

5

Uma vez terminada a mistura, pode fritar uma parte para provar e verificar se está bom de sal e de pimentão. Retifique as medidas se achar necessário.

6

Encha lentamente as tripas artificiais, assegurando-se de que não ficam com bolhas de ar, para evitar que o chouriço se estrague ou se fure durante o processo de cura.

7

Pendure os chouriços, sem que se toquem, numa adega, cave ou outro espaço seco e fresco durante um período que varia entre 3 e 5 meses, para que percam a gordura e se curem.

8

Deguste com os seus amigos e um bom vinho!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer chouriço caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Conselhos
  • Muito pimentão pode fazer com que o chouriço não fique bem ligado. É melhor menos quantidade e mais uma porção de pimentão picante (pimenta caiena), se é o que pretende.
  • Evite a presença de moscas na adega, que podem por ovos nos chouriços e deitar tudo a perder.