Como fazer cerejas em conserva

Como fazer cerejas em conserva

As cerejas são uma fruta de temporada, embora atualmente sejam encontradas quase o ano todo, mas o seu preço é bastante elevado. Por isso, é importante que na época de maior abundância sejam feitas em conserva, para poder saboreá-las o ano todo. Elas podem ser feitas em calda, natural e sem caroço, para bolos e doces.

Conservar as cerejas em calda

Após retirar os pauzinhos, escalde-as em água fervente (87 graus), colocando-as em uma gaze para manuseá-las confortavelmente. Em seguida, endureça-as com a imersão em água fria e escorra-as sobre uma peneira. Devem ser colocadas até 2 cm da borda do recipiente, enchendo-o com calda fervente; tampar e esterilizar por 20 minutos os frascos de meio litro, e por 28 minutos os de um litro.

Conservar as cerejas ao natural

Lave as cerejas, tire os pauzinhos, coloque-as nos recipientes até 2 cm da borda, coloque as tampas e esterilize durante 30 minutos.

Conservar as cerejas ao natural sem caroço para tortas e confeitaria

Quando quiser preparar cerejas pensando em futuras tortas e outras confecções de confeitaria, é preferível tirar o caroço e embalá-las assim, sem escaldar, alternando-as com camadas de açúcar em pó. Use 50 g de açúcar moído e 1kg de cerejas por recipientes de um litro. Esterilize-as durante 25 minutos.

Recipiente para conservar as cerejas

É preciso conservar as cerejas em recipientes de vidro, que devem estar quentes quando forem submergi-las durante a esterilização, pois estas estarão quentes e uma diferença de temperatura poderia quebrar o vidro.

Imagem: tudoparavegetarianos.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer cerejas em conserva, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.