Outras receitas de carne

Como fazer carne seca

Karol Jares
Por Karol Jares. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer carne seca

Carne seca, ou jabá, é largamente apreciado em todo o país, podendo ser consumida de várias maneiras. Mas e aí, quer saber como fazer uma carne seca? É só continuar lendo esse artigo do UmComo para aprender!

Também lhe pode interessar: Como fazer escondidinho de carne seca

Índice

  1. Consideração importante
  2. Ingredientes
  3. Modo de preparo
  4. Receitas:

Consideração importante

Muita gente confunde carne seca com carne de sol. É importante ressaltar a diferença: carne de sol, diferente do que o seu nome sugere, é mantida em locais fechados e ventilados, para proporcionar a sua desidratação, além disso leva bem menos sal que a carne seca. Não confunda também com charque (espécie de carne desidratada, muito popular na região sul do país), que leva bem mais sal que as duas outras, e fica exposta ao sol por muito tempo. As confusões entre esses três tipos de carne é explicada devido ao mesmo processo utilizado para a desidratação através do sal, o que diferencia é a quantidade de sal e o tempo e método utilizado para concluir essa desidratação. Existe ainda a carne serenada (muito semelhante à carne de sol, onde também não é necessário dessalgar antes de consumir) e o jerked beef (mais semelhante ao charque; vendido em embalagem a vácuo).

Ah, e jabá é só um outro nome dado para a nossa famosa carne seca.

Dúvidas esclarecidas? Então vamos aos ingredientes para preparar a carne seca:

Ingredientes

  • 1 kg de peça de carne bovina (preferencialmente alcatra ou contrafilé) não muito grossos
  • Sal fino

Modo de preparo

Cubra toda a carne com o sal

Coloque-a em um recipiente próprio e deixe na geladeira por três dias. Troque o sal uma vez por dia, sempre e retirando o soro que vai acabar saindo da peça salgada.

Sua carne seca já está pronta!

Mas, antes de comer, lembre-se que é preciso dessalgar. Esse processo é bem simples e a única coisa que se deve fazer é lavar a carne em água corrente, para retirar o excesso de sal. Depois, coloque a peça de carne em uma bacia e cubra com água. Troque essa água a cada três horas, durante o processo, que leva 12 horas.

Para quem está com pressa e não tem medo da panela de pressão, existe um jeito mais rápido. Corte a peça de carne em cubos, leve ao fogo em uma panela com água e deixe ferver por dez minutos. Repita essa operação umas três vezes e depois cozinhe na panela de pressão por vinte minutos.

Importante: A primeira opção, por mais demorada que seja, conserva mais o sabor da carne seca. A segunda só deve ser usada em expediente de emergência mesmo.

Como fazer carne seca - Modo de preparo

Receitas:

Carne seca pronta e dessalgada? Agora é só começar a pensar em diversos pratos para fazer. De escondidinhos a diversos tipos de bolinhos e ensopados, lasanhas, o que não faltam são opções. Bom apetite!

Como fazer carne seca - Receitas:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer carne seca, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
GUILHERME DE AZEVEDO DANTAS
Receitas de cura a carne fresca para secar formar a carne seca
1 de 3
Como fazer carne seca