Como fazer caldo de cana

Como fazer caldo de cana
Imagem: leaodosul.com.br

O caldo de cana é uma bebida muito comum na mesa brasileira, principalmente nos almoços de sábado, quando ele é vendido nas feiras. Dentre muitas vantagens e valores nutricionais do caldo de cana que citaremos mais tarde, digamos que destaca-se o seu próprio sabor. Para aproveitá-lo da forma mais produtiva, vamos deixar algumas receitas de caldo de cana, misturando-o com suco de maracujá ou abacate ou quem sabe dando um toque diferente ao seu sabor com gengibre.

Neste artigo de umComo, ensinaremos como fazer caldo de cana.

Vai precisar de:
  • Cana
  • Moedor de cana

Receita para caldo de cana

Não existe segredos para fazer caldo de cana, a única coisa que você precisará é um moedor e algumas canas. As canas não costumam ser caras e podem ser compradas na feira, mas na feira você também encontra o caldo de cana por um preço razoável. Ainda sim, se você tem canas em casa ou quer fazer caldo só pelo gostinho de ter sido feito por si, saiba que será necessário uma máquina para moer cana. Não tem como fazer no liquidificador porque a cana possui muitas fibras e estas são relativamente resistentes. Qualquer tentativa de fazer caldo de cana no liquidificador acabaria por estragá-lo.

O moedor pode ser tanto um especial para cana, sendo este mais difícil de comprar, como uma prensa de massa, aquela que se usa para fazer massa de lasanha por exemplo. A prensa é um utensílio de cozinha já não se usa tanto como antes, de qualquer forma, ele é forte o suficiente para moer as canas. Basta cortá-las ao meio, para facilitar o trabalho manual, e introduzi-las na prensa. Mas antes, lembre-se de deixar um recipiente embaixo para receber o caldo de cana.

Como fazer caldo de cana com maracujá

Para fazer o caldo de cana com maracujá basta misturar os dois sucos. As medidas para cada 500 ml (1 copo) são:

  • 1 maracujá
  • 3 cubos de gelo
  • 5 folhas de hortelã
  • 400 ml de caldo de cana

Não há necessidade de adicionar açúcar visto que o caldo de cana já é doce e pelo mesmo motivo não colocaremos água, apenas alguns cubos de gelo para deixar mais refrescante em conluio com a hortelã. Jogue tudo no liquidificador e bata. Depois de batido, misture bem com 400 ml de caldo de cana.

O maracujá com hortelã combinam graciosamente com o caldo de cana, ainda mais pelo fato do maracujá possuir boas quantidades de proteínas, cerca de 2,2 g para cada 100 gramas, o que supre a carência de proteínas encontradas no caldo de cana.

Como fazer caldo de cana com abacaxi e gengibre

Outra boa opção de fruta para adicionar no seu caldo de cana é o abacaxi, com ou sem gengibre. Para fazê-lo o processo é o mesmo do caldo com maracujá e você precisará de (para cada 500 ml):

  • Duas rodelas de abacaxi cortadas e sem miolo
  • 3 cubos de gelo
  • 5 folhas de hortelã ou;
  • 1 pedaço de gengibre

Informações nutricionais do caldo de cana

A cana-de-açúcar é uma planta composta em média por 70% de água, sendo a sacarose o seu principal componente, que corresponde à quase 90% dos seus componentes e substâncias sólidas solúveis. Do caldo da cana praticamente todos os nutrientes são conservados, dentre eles minerais (de 3% à 5% de sua composição) como o magnésio, fósforo, sódio, potássio, ferro, cálcio e cloro, e ainda algumas vitaminas do complexo B e C. A cana também contém, mas em menor quantidade, proteínas, amido, frutose e glicose.

Além do que já citamos o caldo de cana possui boa quantidade de antioxidantes como os ácidos fenólicos e flavonoides e outros compostos de fenólicos. O consumo de um copo de 250 ml resultaria na ingestão de 40 mg de fenólicos, sendo assim, o caldo de cana é uma boa fonte de substâncias antioxidantes na nossa dieta. No entanto, o caldo-de-cana não possui muitas proteínas. Caso você queira completar esta falta no seu caldo, é sugerido adicionar maracujá na receita para um suco realmente nutritivo. Veja mais sobre em Quais são os benefícios do caldo de cana.

Imagem: blog.mfrural.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer caldo de cana, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.