Como fazer bombons de Páscoa

Como fazer bombons de Páscoa

Com a Páscoa chegando, muitas pessoas estão optando por fazer os seus próprios doces em casa. Os bombons e os ovos são, geralmente, muito caros e fazer essas sobremesas em casa pode ajudar a economizar uma boa grana na hora de oferecer as delícias. Nesse artigo do umComo ensinamos como fazer bombons de Páscoa, como rechear os chocolates e ainda como fazer uma embalagem bonita para oferecer. Continue lendo e aprenda a fazer essa delícia em casa!

Receita

Para fazer bombons de Páscoa, siga as instruções:

Ingredientes

  • 1/2 kg de chocolate ao leite ou meio amargo
  • Recheio (a gosto)

Preparação

Comece por ralar o chocolate. Coloque o chocolate em uma panela e derreta em banho-maria. A água usada deve estar quente e o fogo desligado, sem fervura.

Quando o chocolate estiver derretido, coloque-o em formas próprias para bombons, preenchendo as partes. Escorra o excesso de chocolate nas formas e leve à geladeira. Evite colocar os bombons no freezer ou no congelador.

Quando o chocolate endurecer, faça mais uma camada de chocolate e leve para gelar. Quando estiver sólido, recheie com o seu recheio favorito e cubra com chocolate. Devolva à geladeira.

Quando a forma ganhar uma cor esbranquiçada, pode desenformar os bombons de Páscoa.

Recheio

Existem vários recheios deliciosos para os seus bombons de Páscoa. Confira as sugestões do umComo para garantir que tem muitos tipos de bombons diferentes:

Bombom mousse

Derreta 150 g de chocolate meio amargo em banho-maria, mexendo sempre com a espátula. Bata 3 claras em neve com a batedeira e reserve. Bata as gemas em uma tigela à parte e, sem nunca parar de bater, despeje o chocolate derretido. Retire a tigela da batedeira e, gentilmente, misture as claras em neve. Leve à geladeira por 4 horas até ficar firme.

Bombom gergelim

Faça um caramelo com 1 xícara de açúcar. Acesse esse artigo para saber como fazer caramelo. Junte uma xícara de gergelim torrado e 1 xícara de leite, mexendo até tudo dissolver completamente. Em um recipiente, coloque uma gema, uma colher de manteiga e uma colher de farinha de trigo, misturando tudo. Abaixe o fogo e acrescente a mistura ao creme de gergelim, mexendo por 5 minutos. Deixe esfriar e pode usar.

Bombom de coco

Leve uma lata de leite condensado ao fogo. Junte 100 g de coco ralado seco e 4 gemas de ovo. Cozinhe até que a mistura não grude no fundo da panela. Retire do fogo e junte 6 gotas de essência de amêndoa, misturando bem. Deixe esfriar.

Bombom nougat

Para fazer recheio de nougat, corte 3 torrões de amendoim ou amêndoas em pedaços pequenos antes de usar.

Bombom Happy End

Misture 250 g de chocolate branco e 6 colheres de creme de leite fresco em uma panela. Derreta em banho-maria, mexendo sempre. Retire do fogo quando derreter completamente e acrescente uma xícara de nozes picadinhas, 1/2 xícara de biscoito maisena triturado e 1 xícara de licor de menta. Deixe na geladeira por cerca de uma hora para ganhar firmeza. Corte dois pedaços de papel alumínio (30x30) e despeje metade da massa sobre cada um deles. Enrole como um salame e leve à geladeira por 3 horas, no mínimo. Depois do período de pausa, desembrulhe e corte com as medidas necessárias pata rechear o bombom.

Bombom Lollo

Coloque 100 g de passas (sem sementes) de molho em 1 xícara de rum. Junte uma lata de leite condensado, 200 g de chocolate em pói e 400 g de leite em pó. Mexa até que solte das mãos. Abra a massa com o rolo até ficar com a altura de um dedo, coloque as passas escorridas e dobre. Corte a cada 1' cm, fechando as extremidades antes de juntar ao chocolate.

Recomendações

Existem alguns truques que garantem que pode fazer bombons de Páscoa sem errar. Dê uma olhada nessas dicas:

  • Prefira dias frios para fazer os bombons, ou ligue o ar condicionado. O trabalho com chocolates deve ser feio em ambientes frescos e pouco úmidos para evitar que a manteiga de cacau do chocolate derreta, ficando pegajosa e deixando você frustrado durante a preparação do bombom. A cozinha deve estar refrigerada a 20 º C.
  • Use espátulas de silicone ou colheres de pau para misturar o chocolate. Elas não conduzem o calor para fora do chocolate, garantindo que você consegue controlar melhor a sua temperatura.
  • O ideal é que a forma usada para fazer os bombons seja aquecida levemente para que a temperatura do chocolate seja mantida durante a modelação. A temperatura ideal fica entre os 20 e os 27 º C. Sendo difícil de controlar, garanta que as formas não estão frias ou geladas.
  • Os recheios devem se manter a uma temperatura ambiente na hora de rechear os bombons.
  • Antes de desenformar, deixe os bombons de Páscoa 15 minutos fora da geladeira para que possam ficar à temperatura ambiente. Isso vai ajudar a desenformar.
  • Não deixe o chocolate demasiado tempo na geladeira ou ficará gelado e pegajoso quando derreter.
  • Use luvas cirúrgicas para garantir que os dedos não ficam marcados nos bombons de Páscoa, especialmente na hora de embalar.
  • Para saber como fazer uma cesta de Páscoa com caixa de leite e embalar os seus bombons com estilo, acesse esse artigo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bombons de Páscoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.