Partilhar

Como fazer biomassa de banana verde

Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer biomassa de banana verde

A banana é um alimento muito saudável e nutritivo e mesmo quando está verde pode ser ingerida, contando ainda com mais vantagens para a saúde. Nesse caso, é preciso fazer a chamada biomassa, que pode ser utilizada de uma série de maneiras na culinária. Para aprender a como fazer biomassa de banana verde, veja as dicas que o umComo.com.br tem para dar a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como fazer smoothies saudáveis

Receita para preparar biomassa

A biomassa é a polpa da banana verde, sendo muito fácil de preparar, desde que se tenham algumas unidades da fruta antes de amadurecer. O seu preparo é simples e pode ser feito em casa mesmo e, além das bananas, é preciso ter apenas água. Dessa forma, o primeiro passo para fazer biomassa de banana verde consiste em lavar muito bem cada fruta, uma vez que não são retiradas as cascas para preparar a biomassa.

O segundo passo é colocar água em uma panela, até a sua metade, e levar ao fogo. Quem possui panela de pressão pode usá-la, mas também é possível preparar essa receita em qualquer outra panela. Quando a água começar a ferver, é preciso acrescentar à panela as bananas verdes. Essa etapa é importante seguir ao pé da letra, pois desse modo, as frutas levam um choque término, que é necessário para a receita dar certo.

Ao colocar as bananas na panela, é preciso tampá-la, baixar o fogo e esperar 10 minutos para desligar o fogo, se o procedimento estiver sendo feito na panela de pressão. Na panela comum é necessário deixar as frutas fervendo até que se tornem macias por dentro. Isso você pode verificar espetando um garfo na fruta. Depois que o conteúdo da panela esfriar um pouco, basta retirar as bananas e remover as suas cascas.

O passo seguinte é colocar a polpa das frutas no liquidificador, antes que esfriem, e bater com um pouco de água, mas não muita, apenas o suficiente para o aparelho funcionar adequadamente. É possível guardar no refrigerador a biomassa em porções pequenas para preparar diferentes receitas, como sopas, tortas salgadas, pães, purês, feijão, peixe ensopado, vitaminas, sucos e até mesmo brigadeiro. A biomassa pode ainda ir para o congelador.

Como fazer biomassa de banana verde - Receita para preparar biomassa

Benefícios da biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde possui uma série de vantagens para o organismo. Primeiro, ela possui todos os nutrientes da fruta, como vitamina A e as vitaminas do complexo B, além de manganês, fósforo e potássio. É fonte ainda de ácidos graxos, fibras e aminoácidos. Por conta disso, o alimento serve para fortalecer o sistema imunológico, colaborar com o bom funcionamento do intestino e controlar os níveis de colesterol.

O alimento combate ainda doenças como câncer de intestino e diabetes do tipo 2. Por ser verde, a banana possui teor reduzido de açúcar, assim, a biomassa colabora também com quem deseja perder peso. Mesmo com tantos benefícios, entretanto, o seu consumo deve ser moderado e ser combinado com a ingestão de outros alimentos saudáveis para que se tenha um cardápio equilibrado e variado todos os dias. Além disso, em demasia, a biomassa pode provocar gases, intestino solto e prejudicar a absorção de alguns minerais.

Como fazer biomassa de banana verde - Benefícios da biomassa de banana verde

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer biomassa de banana verde, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.

Escrever comentário sobre Como fazer biomassa de banana verde

Como fazer biomassa de banana verde
1 de 3
Como fazer biomassa de banana verde

Voltar ao topo da página