Como fazer beef Wellington

Como fazer beef Wellington
Imagem: brasilpost.com

Quem acompanhou o MasterChef Brasil, ou algum outro programa de culinária, com certeza conhece o beef Wellington. Prato famoso na culinária britânica, tem sua origem incerta. A mais provável e que o nome seja uma homenagem ao duque de Azure, Arthur Wellington, gracas ao seu amor por pratos de carne vermelha.

O beef Wellington nada mais é do que um pedaço de carne vermelha, geralmente filet mignon, envolto em um patê (geralmente a base de cogumelos) e coberto com massa folheada. Gostou? O UmComo ensina a fazer.

Ingredientes originais e alternativas

Os ingredientes originais são um pouco caros não muito populares na culinária do Brasil, mas sempre existem os substitutos, que ajudam o bolso e não deixam com que o prato perca muito o sabor.

Ingredientes

1 kg de filet mignon (por ser uma carne de primeira, fica bem macia, mesmo ao forno)

200 g de bacon (com o minimo de gordura possível, para não perder o sabor)

Meia cebola

Meia lata de champignon

1 pão francês dormido

200 ml de leite

Pimenta do reino

Sal

Salsinha e Cebolinha a gosto

300 g de presunto cortados fininhos

Plástico filme

Um pacote de massa folheada pronta

1 gema de ovo

Modo de preparo

O primeiro de tudo é tentar deixar a carne no formato mais cilíndrico possível. Corte as bordas e, se isso não der muito jeito, use um barbante culinário.

Tempere a carne com sal e pimenta do reino, tomando cuidado com as medias, para que não fique forte demais.

Sele a carne em fogo alto, por dez minutos. Assim ela não solta muita água durante o tempo do forno e evita que a mesma fique muito rosada (no Brasil, geralmente come-se a carne bem passada).

Em um recipiente à parte, corte o pão em pedacinhos bem pequenos e deixe-o de molho no leite por dez minutos

Em um mixer (pode ser um liquidificador também) coloque o bacon e a cebola e os cogumelos. Misture até que virem uma pasta.

Junte o creme formado pelo bacon, cebola e cogumelos com o pão embebido no leite. Coloque a salsinha, cebolinha, um pouco de sal e misture bem. Outros temperos de sua preferência podem ser utilizados aqui. Só tome cuidado para não deixar esse creme temperado demais, roubando o sabor da carne.

Imagem: beefnsteak.nl

Montagem

Em uma superfície limpa, ponha o plastico filme, com tamanho suficiente para envolver a carne;

Sobre o plastico, coloque as fatias de presunto. A quantidade varia de acordo com o tamanho da carne utilizada;

Curiosidade: Em uma das receitas de beef Wellington, a carne é enrolada em presunto parma. Por ele ser naturalmente mais grosso, a carne fica mais firme dentro dele.

Espalhe o creme sobre as fatias de presunto, não deixando ficar uma camada muito grossa, pois isso pode atrapalhar o cozimento da carne;

Coloque a carne sobre o creme e, com a ajuda do plástico, enrole-a no presunto. Utilize o plástico para deixar esse “pacotinho” bem firme;

Deixe na geladeira por, no mínimo, três horas (o ideia mesmo e deixar de um dia para o outro).

Preparando a massa

A massa pronta não exige muito trabalho. Em uma bancada limpa, polvilhe um pouco de farinha de trigo e, com o auxilio de um rolo, vá abrindo a massa, até que ela fique bem fina.

Retire a carne do plastico e coloque a cobre a massa. Repita o processo de enrolar uma vez só, apenas para cobrir toda a superfície da carne com o creme e o presunto.

Se necessário, corte as bordas.

Pincele a parte superior da massa com a gema de ovo.

Leve ao forno a 180 graus por uma hora ou ate dourar.

Pode ser servido acompanhado de vegetais ao vapor, ou um purê de batata e um molho de sua preferência.

Dica:

Embora fuja da receita, o tradicional pode dar lugar a criatividade. Ao invés de carne vermelha, peito de frango e filet de lombo de porco ficam bem gostosos nessa receita.

Imagem: braveapron.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer beef Wellington, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.