Partilhar

Como fazer batatas fritas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer batatas fritas

Existem coisas que parecem tão simples que nunca nos preocupamos em saber como são feitas. As batatas fritas são um bom exemplo. Vemos a vida inteira como são preparadas em casa ou compramos em lojas de hambúrguer e bares, mas na hora da verdade, muito poucos conseguem fazê-la com esse sabor e essa textura que só as mães conseguem. Em umComo.com.br explicamos a vocês como fazer batatas fritas de uma forma fácil e com sucesso assegurado.

Também lhe pode interessar: Como fazer batatas fritas crocantes
Passos a seguir:
1

Antes de mais nada, tenha à mão as batatas necessárias; a quantidade depende das pessoas que comerão, mas três batatas grandes ou médias dão para duas pessoas. Prepare também o azeite de oliva (pode ser usado óleo de girassol, mas com o de oliva ficam mais saborosas) e uma boa frigideira que não seja muito velha e que seja antiaderente.

2

A seguir, acenda o fogo e coloque a frigideira sobre ele. Ponha a quantidade de azeite que considere necessária mas cuidado para não exagerar! As batatas não têm que ser banhadas em azeite. Esquente o azeite.

Enquanto isso, as batatas devem ser lavadas para tirar os restos de terra. Depois disto, descasque (se não for muito bom com a faca experimente um descascador de batatas) e corte-as da forma desejada. Pode ser em quadradinhos, e se quiser fazer batatas rústicas corte em rodelas ou em retângulos, que é a forma tradicional que encontramos na maioria de bares e restaurantes.

3

Uma recomendação para que as batatas fiquem crocantes é colocar na água as batatas já cortadas para que soltem o amido, mas isto depende em boa parte do tipo de batata usada.

4

Colocamos as batatas cortadas sobre o azeite com cuidado, para evitar derramar. Um truque que podemos usar é tirar um pouquinho de sal do azeite, isso fará com que, ao colocar as batatas, elas pulem menos e não nos queimem.

5

Umas batatas fritas feitas no fogo alto, em muito pouco tempo podem gerar uma camada fina e crocante, mas estas se amolecem com a própria umidade da batata, e na hora de servir já estão moles. É preferível demorar mais tempo, mas que a batata seja feita corretamente; portanto, é recomendável usar o fogo médio.

6

Seguindo estas recomendações vocês obterão batatas fritas perfeitas para poder saborear sem necessidade de que sejam feitas por outros.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer batatas fritas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Escrever comentário sobre Como fazer batatas fritas

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer batatas fritas
Como fazer batatas fritas

Voltar ao topo da página