
O bacalhau é um peixe branco que contém uma baixa quantidade de gordura, mais concretamente inferior a 2% da sua composição. O bacalhau é uma boa fonte de proteínas de elevado valor biológico e a sua carne, graças à sua textura e sabor, é muito apreciada na nossa gastronomia. Assim que experimentar fazer bacalhau com natas verá como o voltará a repetir em várias ocasiões, porque certamente irá surpreender os seus convidados com este prato. Por isso, tome nota da receita que lhe vamos dar neste artigo de umComo!
- Para 4 pessoas:
- 4 postas de bacalhau demolhado
- 1 kg de batatas
- 6 cebolas
- 6 xícaras de leite
- 2 colheres de sopa de farinha
- 2 xícaras de creme de leite
- Queijo ralado
- Sal
- Pimenta, noz moscada e azeite
Para fazer o seu bacalhau com natas, comece por cozinhar as postas de bacalhau em leite.

Enquanto o bacalhau está cozinhando, corte as cebolas em rodelas finas e coloque para refogar no azeite até ficarem molinhas e transparentes.
Quando o bacalhau já estiver cozinhado, escorra-o, desfaça-o e junte-o ao refogado de cebola. Mas não jogue o leite do cozimento fora. Deixe refogar o bacalhau na cebola lentamente.

Polvilhe a farinha e mexa bem. Depois pegue um pouco do leite onde cozinhou o bacalhau e regue. Vá mexendo sempre até começar a engrossar.
Enquanto isso, descasque e corte as batatas em cubos. Se preferir, também poderá comprar batatas pré-fritas aos cubos. Coloque as batatas para fritar em óleo quente, mas apenas até elas ficarem moles, não é preciso fritar mesmo.
Depois das batatas prontas, escorra o óleo e junte-as ao bacalhau. Misture muito bem e tempere com pimenta, noz moscada e sal a gosto. Adicione o creme de leite e misture bem.
Coloque a mistura em um tabuleiro de ir ao forno e previamente untado. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar.
E agora já pode desfrutar do seu bacalhau com natas!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bacalhau com natas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.