Como fazer a dieta do ovo para emagrecer rápido

Como fazer a dieta do ovo para emagrecer rápido

Existem milhares de dietas mirabolantes hoje em dia. Mal dá para navegar pela Internet sem esbarrar em alguma nova fórmula descabida para perder peso em poucos dias. É bem verdade que essas dietas, na prática, são pouco eficazes - podem até dar resultado, mas pouco tempo depois os quilos perdidos voltam. A melhor forma continua, ainda, sendo uma dieta regrada e exercícios físicos, ambos acompanhados por profissionais.

No entanto, focar em alguns alimentos nutritivos e pouco calóricos podem ajudar os resultados a aparecerem mais rápido e a ficarem por mais tempo. Nesse sentido, surge a dieta do ovo. Continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como fazer a dieta do ovo para emagrecer rápido!

Afinal: ovo faz bem?

O ovo foi um alimento polêmico durante muito tempo. Era um verdadeiro embate decidir se, afinal de contas, ele fazia bem ou mal - principalmente por associação com o aumento do colesterol.

Porém, os dias de dúvida já acabaram e a sentença final foi dada: ovo faz bem sim! É um alimento saudável, além de ser a melhor fonte de proteína animal existente. A combinação de proteínas e gorduras do ovo tornam-o um alimento que traz muita saciedade, sendo um poderoso aliado para quem quer perder peso.

Além de possuir a quantidade ideal de aminoácidos necessários para o desenvolvimento do organismo, o ovo possui em sua composição diversas vitaminas e minerais, como vitamina A, B2, B5, B6 e B12, além de ferro, zinco, cálcio e fósforo. O ovo também possui antioxidantes que cuidam da saúde dos olhos e previnem a degeneração muscular, é rico em colina, nutriente importante para a memória e funções cerebrais. Por último, ele ainda contribui para o fortalecimento dos ossos, melhora a aparência do cabelo e das unhas e a diminui o colesterol.

Mas, atenção: jamais consuma ovo cru! Nesse estado, ele contém avitina - que pode causar queda capilar e problemas de pele - e pode conter salmonela - uma bactéria aviária que afeta o intestino.

Dica: Confira também o artigo Comer ovo todos os dias faz mal?

Dieta do ovo para perder peso

Antes de começar a dieta, saiba que ela surtirá pouco ou nenhum efeito se não for combinada com uma alimentação regrada e balanceada e prática regular de exercícios físicos. Pense na dieta do ovo como o início de uma vida mais saudável, e não esqueça de procurar o seu médico para avaliar como ela pode se encaixar melhor dentro do que você pretende e com o seu corpo e o seu organismo.

A necessidade de uma alimentação equilibrada se torna ainda mais fundamental quando se pensa na absorção dos nutrientes. É preciso combinar a ingestão do ovo com carboidratos, que ajudam na absorção da proteína presente no ovo. Caso você suspenda a ingestão de carboidratos, pode sofrer de desmaios e tonturas, podendo também desenvolver hipoglicemia, gerando várias complicações. Portanto, se você faz dieta low carb, não faça a dieta do ovo - a dieta do ovo low carb não é saudável.

A dieta do ovo deve ser conciliada com uma alimentação saudável e variada. A melhor forma de comer o seu ovo é pela manhã, no desjejum, já que assim te dará mais energia e sensação de saciedade por mais tempo.

Outra forma de consumir é adicionar um ovo cozido meia hora antes da refeição ou durante a mesma. Isso tudo pela grande sensação de saciedade que o ovo promove. O ideal é sentir-se saciado comendo menos alimentos.

Existem diversas formas de utilizar o ovo numa dieta para emagrecer, confira nossas sugestões:

Dieta da clara de ovo

Você conhece esta dieta? Para fazer a dieta da clara do ovo, coma somente as claras no café da manhã, acompanhadas de um suco natural. No lanche da manhã e no lanche da tarde, coma mais uma clara. Você pode preparar a clara como um ovo mexido, por exemplo. Não se esqueça de combinar as refeições com carboidratos, verduras, legumes e também frutas - naturais ou em forma de suco ou vitaminas.

Dieta do ovo cozido

Coma um ou dois ovos inteiros cozidos no café da manhã, acompanhados de um pão integral. Substitua a carne (branca ou vermelha) no almoço e na janta por um ovo.

Dieta do ovo cozido com batata doce

No café da manhã, coma dois ovos cozidos, uma batata doce pequena cozida e uma fatia de pão. No lanche da manhã, tome sucos cítricos (de limão ou de laranja, por exemplo). No almoço, alimente-se de forma leve, com arroz, carne branca e salada. No lanche da tarde, coma uma batata doce ou três ovos, além do suco cítrico. No jantar, bastam três ovos e uma salada leve de alface, tomate e legumes.

Dieta do ovo para ganhar massa muscular

O ovo é um alimento muito versátil, e dependendo de quantos ovos você consome por dia e qual o resultado que pretende obter, ele pode dar um efeito diferente ao seu corpo. Existem pessoas que praticam a dieta do ovo para ganhar massa muscular. Isso é muito comum pois presente na clara do ovo está a albumina, proteína responsável por ajudar na recuperação dos músculos.

Nesses casos, o ideal é comer as claras de ovos cozidos na ceia, pois as proteínas do ovo são de lenta absorção - sendo assim, perfeitas para comer antes de dormir. Combinar com exercícios físicos, como musculação, por exemplo, é fundamental.

Já a quantidade de ovos ideal para esta dieta varia de acordo com cada pessoa. Fatores como estilo de vida, faixa etária, histórico de doenças crônicas, quantidade de atividade física praticada e estilo de alimentação vão definir quantos ovos são ideais para ganhar massa. No entanto, nutricionistas afirmam que é seguro uma pessoa em boa condições físicas e em qualquer idade comer um ovo de galinha por dia, podendo comer todos os dias da semana.

Apesar de ser uma febre nas telas dos cinemas, não é recomendado comer ovo cru em hipótese alguma! Isso porque o ovo cru pode conter salmonela - um tipo de bactéria que pode estar presente na casca do ovo quando este entra em contato com as fezes da galinha.

Dica: Acesse também esse artigo para conhecer os melhores truques para aumentar a massa muscular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta do ovo para emagrecer rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.

Conselhos
  • Não se esqueça de aliar o ovo a uma alimentação equilibrada e a exercícios físicos.
  • Procure sempre orientação médica ao menor sinal de dúvida.