Como evitar riscos ao comer peixe

Como evitar riscos ao comer peixe

O peixe é um alimento muito saudável e que fornece nutrientes necessários e benéficos para o organismo humano. No entanto, em alguns casos pode originar problemas de saúde devido a certas bactérias, parasitas ou contaminantes como os anisakis ou o mercúrio, tornando-se necessário tomar algumas medidas na hora de os consumir. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como evitar riscos ao comer peixe.

Passos a seguir:
1

Para evitar que possíveis bactérias ou parasitas como o anisakis passem para o nosso organismo, será necessário eviscerar o peixe assim que possível, evitando assim que passe para a carne. Pode pedir que lhe façam na peixaria ou comprá-lo e fazê-lo assim que chegar a casa.

2

Ao comprar peixe, também devemos certificar-nos de que está fresco e em bom estado. Desta forma, deverá certificar-se que a pele seja brilhante e que as escamas estejam firmes, os olhos devem ser salientes e com uma cor intensa.

3

Se comprou peixe que não vai consumir na hora, coloque-o num saco próprio para alimentos ou numa caixa hermética para que o peixe não fique ressequido nem se deixem escapar os seus sucos, uma vez que podem contaminar outros alimentos na geladeira. Algumas boas opções são lancheiras ou tupperwares, um prato coberto, uma bolsa ou filme de plástico.

4

Devemos ressaltar que ao cozinhar o peixe, mataremos as possíveis bactérias que este possa conter. De maneira que o principal problema é se consumirmos o peixe cru ou marinado, uma vez que estes organismos podem sobreviver e passar para o nosso corpo.

5

Por outro lado, se congelarmos o peixe ou optarmos por comprar peixe já congelado, também evitaremos todo o tipo de risco de sermos infectados por bactérias.

6

Por outro lado, também devemos agir na presença de contaminantes no peixe, como o mercúrio, devido à sua poluição ambiental. Alguns peixes acumulam mercúrio no seu organismo ao longo da sua vida, especialmente as grandes espécies como os grandes predadores, e este metal pesado será prejudicial para a saúde humana.

7

Deve-se destacar que as mulheres grávidas ou em período de amamentação e as crianças mais novas (entre 1 a 30 meses) são os públicos mais vulneráveis. Desta forma, podem e devem consumir peixe, devido aos seus grandes benefícios nutritivos, mas recomenda-se evitar as espécies mais contaminadas com mercúrio, cujo consumo deve ser limitado em certas fases. Trata-se portanto de: peixe-espada, tubarão, atum rabilho e lúcio, maioritariamente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar riscos ao comer peixe, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.