Como esterilizar os frascos para conservas

Como esterilizar os frascos para conservas

Guardar alimentos em conserva é uma boa forma de mantê-los em perfeito estado durante um longo período de tempo. No mercado existe uma grande quantidade de produtos embalados seguindo este método, mas também podemos fazer nossas próprias conservas de frutas, vegetais, etc. Para isso, será necessário previamente realizar um processo de esterilização dos frascos para que assim se conservem os alimentos em ótimas condições. Neste artigo de umComo explicamos como esterilizar os frascos para conservas.

Vai precisar de:
  • Potes de vidro
  • Panela grande
  • Pano
  • Água
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deveremos fazer para preparar os frascos de conserva será escolher os frascos mais adequados. Deverão ser de vidro e recomendamos que sejam de rosca, ainda que também possam ser úteis os que se fecham com um gancho. O tamanho também deverá ser adequado para cada alimento que você for colocar em conserva.

2

Lembre-se que não será necessário comprar frascos ou potes expressamente para esta tarefa, porque você pode reutilizar os que você já tiver em casa.

3

Quando tivermos escolhido os frascos, deveremos lavá-los cuidadosamente para que fiquem bem limpos, tanto por fora quanto por dentro. Você pode lavá-los à mão ou no lava-louças.

4

O passo seguinte para esterilizar os potes para conservas será escolher uma panela suficientemente grande e colocar no fundo um pano dobrado, cobrindo toda a base.

5

A seguir, colocaremos os potes abertos no fundo, tratando de que fiquem separados pelo pano. Deveremos fazer a mesma coisa com as tampas e, caso não caibam, repetiremos depois este mesmo processo.

6

A seguir, enchemos a panela com água certificando-nos de que os potes fiquem completamente cheios.

7

O seguinte passo do processo de esterilização dos potes para conserva será pôr a panela para ferver e deixar que cozinhe durante uns 10 minutos.

8

Passado este tempo, tiraremos os frascos com a ajuda de umas pinças e deixaremos esfriar de cabeça para baixo sobre papel de cozinha.

9

Com os potes já esterilizados, trata-se já de iniciar o processo de embalagem da conserva. Você pode preparar suas próprias conservas de frutas como cerejas, ameixas, damascos... ou bem de tomate em conserva, entre muitas outras ideias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como esterilizar os frascos para conservas, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.