Como escolher o quiabo

Como escolher o quiabo

O quiabo é um legume que pode integrar diferentes receitas, embora nem todo mundo aprecie o alimento, pois conta com um tipo de baba, mas que pode ser eliminada. Além disso, é preciso saber como escolher o quiabo a fim de selecionar as unidades que estão no ponto de serem consumidas, já que quando passadas são muito fibrosas. Para saber como optar pelos melhores quiabos confira as dicas que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

O quiabo é um vegetal que costuma ser encontrado facilmente em feiras e nos mercados de algumas regiões brasileiras. Dessa forma, é importante saber escolher o quiabo, pois quando eles estão velhos se tornam muito fibrosos, impossibilitando a sua apreciação. Dessa forma, o melhor é optar pelas unidades que estejam mais verdes, firmes e sem manchas em sua casca. Os mais jovens também costumam ser menores e possuírem a pele mais lisa – embora possa haver diferença entre os seus tipos – quando estão mais macios e fáceis de preparar.

2

Já à medida que se tornam mais maduros, os quiabos desenvolvem um tipo de fibra lenhosa, que torna até mesmo a sua mastigação difícil e desagradável, além disso, nesse estado o seu gosto, que já é bem sutil normalmente, se torna ainda mais fraco. Para não correr o risco de comprar quiabo que não esteja apropriado para o consumo, existe uma dica muito eficiente. Ela consiste em segurar o vegetal com a mão e tentar quebrar a sua ponta com o polegar. Depois, observe o que ocorreu. No caso da ponta ter quebrado e caído facilmente, ótimo, você pode colocar esse quiabo na sua cesta de compras e prepará-lo na sua refeição.

3

No entanto, se ao tentar quebrar a ponta do quiabo com o dedo a tarefa for difícil, porque a ponta dobra sem se quebrar ou apenas se rasga então quer dizer que ele já passou do momento certo para consumo e está extremamente fibroso. Porém, como nem sempre o quiabo é vendido avulso, mas sim, em bandejas com várias unidades juntas, é possível conferir o seu aspecto. À medida que amadurece, o quiabo vai ganhando manchas escuras em sua casca, ou seja, ganha um aspecto “feio”. Na dúvida, prefira as embalagens que tenham os quiabos com a casca mais clara e que possuem menos pelos na casca.

4

Outra dica para não levar para casa o legume e acabar sem poder preparar uma refeição com ele é sempre comprar algumas unidades a mais do que você precisa. Assim, as chances de ter o suficiente para o seu prato são maiores. Além disso, se o quiabo estiver duro, mas não estragado dentro, o que é possível conferir ao cortá-lo em pequenas rodelas, ele pode amaciar ao ser cozido mais tempo do que o costume. Picar o quiabo também vai facilitar o seu consumo se ele estiver um pouco fibroso, sendo que depois de lavá-lo bem é necessário descartar tanto a sua ponta quanto um pedaço da outra extremidade.

5

Já para retirar a baba do quiabo basta deixar o vegetal de molho com algumas gotas de limão por alguns minutos, depois de cortar as suas extremidades. No entanto, se você for refogar o quiabo, pode colocá-lo na panela só com um pouco de água, isso é o suficiente para remover o excesso da substância que ele possui, a qual pode ser comida também, pois não prejudica em nada o sabor dos pratos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher o quiabo, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.