Como escolher melão

Como escolher melão

O melão é uma fruta que quase todo o mundo adora. Além de ser rico em água e super refrescante, o melão é rico em substâncias que beneficiam a sua saúde geral. O seu alto teor de vitamina E promove a saúde da pele, combatendo o ressecamento, e os seus níveis de vitamina E permitem que o cabelo e a unhas fiquem bonitos e saudáveis. Os seus nutrientes são ainda eficazes no combate a doenças como o câncer e a sua riqueza em fibra permite um bom funcionamento do trato gastro intestinal. Existem vários tipos de melão: nesse artigo falamos sobre o melão verde, a melancia (ou melão de água) e ainda o melão cantalupo. Apesar de todas serem frutas deliciosas, escolher um exemplar maduro nem sempre é fácil. Por vezes, os melões maduros são mais caros, pois nem todo o mundo sabe escolher o fruto perfeito para consumo imediato. Se esse é seu caso, continue lendo essas dicas do umComo e aprenda como escolher melão.

Melão verde

Para escolher melão verde, também conhecido como variedade Honeydew, comece por observar a sua casca. Se o melão apresenta rachaduras, manchas grandes e escuras ou machucados, prefira escolher outro exemplar.

Pegue a fruta com uma das mãos e pressione gentilmente o lado oposto ao caule do melão. Se estiver muito firme, é provável que ainda esteja verde. Não terá o gosto doce que se procura em um melão bem madurinho. Se a fruta ceder ligeiramente à pressão, é provável que o melão esteja maduro e pronto para consumo. Se a região estiver bem mole em uma área extensa, a fruta já estará podre no interior.

Também pode verificar o peso do melão. Segure dois exemplares do mesmo tamanho. O mais pesado estará mais maduro e sumarento!

Dica: Caso tenha comprado um melão que pareça estar muito verde, deixe-o quieto em sua casa por 15 dias antes de o cortar e vá verificando o ponto.

Melancia

A melancia, também conhecida como melão de água, é uma das frutas favoritas em dias quentes. Para escolher melão de água, comece por observar a sua casa. Se a casca da melancia apresentar áreas moles (que estão podres), pontos escuros ou rachaduras, opte por comprar outro.

Bata suavemente na melancia, dando pancadas com as ponta dos dedos. Avalie o som da batida de cada melancia e prefira um som intermédio. Um som mais agudo indica que o furto está verde, enquanto que um tom grave mostra que a melancia está madura. Se o som for demasiado grave, a melancia pode estar demasiado passada ou podre.

Melão cantalupo

O melão cantalupo é redondo e mais pequeno do que as variedades anteriores. A sua casca possui também uma rugosidade característica.

Para escolher um melão cantalupo maduro, procure um exemplar sem marcas ou machucados visíveis, limpo, com cor esbranquiçada ou alaranjada. Evite melão cantalupo com cor verde ou branca.

Observe também a extremidade do caule. Caso ainda esteja preso ao fruto, escolha outro exemplar pois é provável que ainda esteja verde. Quando estão maduros, os caules dos melões cantalupos desprendem com facilidade.

Cheire a zona do caule. Evite comprar exemplares com cheiro a mofo ou sem qualquer cheiro. Os melões cantalupos maduros devem ter um cheiro frutado evidente.

Como conservar

Para conservar um melão verde, coloque-o em um local à temperatura ambiente até madurar.

Caso o melão esteja maduro, recomendamos que o consuma o mais rapidamente possível para que não apodreça.

Depois de abrir o melão, é essencial guardar o restante na geladeira. Cubra com película aderente para que não absorva o odor de outros alimentos.

Outros artigos

Agora que já sabe como escolher melão, confira outros artigos que ensinam a escolher alimentos com ponto de maturação ideal:

Como escolher maracujá maduro

Como escolher batata doce

Como escolher abacaxi maduro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher melão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.