Como escolher maracujá maduro

Como escolher maracujá maduro

Maracujá é um fruto delicioso e nutritivo que apresenta vários benefícios para a saúde, podendo ser encontrado em qualquer parte do mundo. Pode ser encontrado em várias tonalidades, sendo as mais comuns o amarelo e o roxo. O maracujá é rico em antioxidantes que retardam o envelhecimento, previnem o câncer e combatem inflamações, entre outras doenças. Possui, também, um alto teor de fibras que favorecem o trânsito intestinal e a absorção de nutrientes do organismo. Pode ser consumido de várias formas diferentes como em sucos, vitaminas, sobremesas, bolos e até ao natural. Se você é fã de maracujá, certamente já teve dúvidas na hora de comprar o exemplar perfeito. Para que possa aprender como escolher maracujá maduro sem errar, o umComo reuniu umas dicas bem valiosas. Continue lendo para descobrir, valeu?

Passos a seguir:
1

O maracujá mais comum nos supermercados brasileiros é o amarelo, ou maracujá azedo. Ele possui um formato oval, sendo maior do que um ovo. A casca é lisa e grossa, mas enruga assim que o fruto vai amadurecendo. Assim que vai enrugando, vai também escurecendo. Para saber como escolher um maracujá maduro, passe à próxima dica.

2

Apesar de ir enrugando com o avanço do processo de maturação, o maracujá não está necessariamente estragado quando fica muito enrugado. É no preciso momento em que a casca está bem enrugada que o maracujá está maduro e deve ser consumido.

3

Na hora de escolher o fruto no mercado, prefira maracujá que não apresenta manchas escuras ou rachaduras. Aperte ligeiramente com o dedo e, se a casca romper, escolha outro exemplar. Apertar com o dedo é um bom teste pois a casca deve ceder ligeiramente à pressão, mas nunca romper. Se assim for, ele está maduro e pode ser consumido de imediato.

4

Outra coisa a verificar na hora de escolher um maracujá e o seu peso. Quanto mais pesado o maracujá for (em proporção ao seu tamanho, claro), mais polpa ele tem. Assim, pegue alguns maracujás de tamanho semelhante e verifique quais são mais pesados - esses são os indicados para levar para sua casa, pois estão cheios de polpa.

5

Se você está comprando um maracujá doce, que é semelhante a um mamão papaia de tamanho reduzido e de cor mais clara que o maracujá azedo, o caso é diferente. Esse tipo de maracujá deve ter a casca bem brilhante e lisinha, mas sem manchas escuras e rachaduras também. Quando apertado com o dedo, o fruto deve resistir à pressão.

6

Na hora de escolher maracujá maduro do tipo roxo, você vai notar que a casca é mais escura e que o fruto é menos ácido. É um tipo de maracujá bem difícil de encontrar no Brasil, podendo ser encontrado nos primeiros meses do ano.

7

Para armazenar o maracujá muito maduro, coloque na geladeira para conservar por mais tempo. Se o maracujá ainda está verde, pode ser guardado no exterior em ambiente seco.

Sugestão: Como saber quando a jaca está madura

8

Agora que já sabe como escolher maracujá maduro e como armazenar o fruto, dê uma olhada nessas receitas deliciosas que pode preparar com essa delícia:

Como fazer suco de maracujá

Como fazer sorvete de maracujá

Como fazer mousse de maracujá

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher maracujá maduro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.