Como escolher Kiwi maduro

Como escolher Kiwi maduro

O kiwi é um fruto que possui polpa verde com um exterior de cor marrom-esverdeado ou marom-amarelado. A sua casca é coberta de uma espécie de micropelos que lhe confere um aspeto fibroso. É usado como acompanhamento com saladas e pode atenuar o sabor da carne. Ele é rico em vitamina C, oligoelementos, magnésio, potássio e ferro. Com um aspeto oval, é uma fruta que atua para diminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, melhora o desempenho do sistema imunológico, contribui para equilibrar a tensão arterial e aumenta as defesa do organismo, prevenindo os resfriados e gripes. Ele é rico em clorofila, que faz com que o kiwi seja um dos poucos frutos a manter a coloração verde mesmo após ficar madura. Sendo assim, torna-se um pouco mais difícil na hora de ir ao supermercado escolher esse fruto. No umComo selecionamos algumas dicas que você precisa de conferir sobre como escolher kiwi maduro para não errar nessa tarefa.

Passos a seguir:
1

Verificar com o polegar

A forma mais usada para saber se o kiwi se encontra maduro é produzir alguma pressão sobre ele. Pegue a fruta com cuidado e usando a palma da mão e a almofada do seu polegar aplique uma ligueira pressão. Se o kiwi se encontrar maduro e no pico da sua doçura ele irá ceder à pressão, mas não deve ser excessivamente suave em qualquer zona. Se sentir o kiwi duro demais e não ceder a pressão é porque ainda não se encontra pronto para consumo, e não está totalmente amadurecido. Não aperte o kiwi com a ponta dos dedos pois pode perfurar o fruto.

2

Características exteriores do kiwi

O kiwi na fase madura tem um cheiro muito característico, sendo cítrico perfumado. Ao tocar nele deve perceber que o fruto é gordo de polpa e não oco e a pele é considerada muito fina. A textura deste fruto é fibroso no exterior pelas suas características físicas mas torna-se suave e firme quando maduro. A cor deve manter-se o marrom-esverdeado mesmo que maduro ele tenda a amarelar.

3

Evite frutas que mostram os seguintes sinais:

  • A pele deve ser esticada e suave. Se estiverem enrugados significa que está com perda de água e perda de nutrientes e já não está próprio para consumo.
  • Descoloração
  • Amolgadas
  • Manchas de umidade
  • Excessivamente macios
  • Danos na pele ou outras imperfeições visíveis
  • Outros sinais de deterioração que ache relevantes
4

Amadurecer em casa e conservá-los

Se achar que os kiwis ainda não estão bem maduros pode compra-lós à mesma pois irão amadurecer em casa. Deixe-os durantes alguns dias fora do calor e da luz solar, mas à temperatura ambiente. Se pretende acelerar o processo, coloque em um saco de papel seco juntamente com uma maça, uma banana e uma pera. Eles duram entre 7 a 15 dias após amadurecerem à temperatura ambiente.

Para armazenar os kiwis maduros de forma a prolongar a sua vida coloque-os na geladeira durante 3 a 4 semanas. Se os proteger da desidratação e congelar os kiwis podem durar muito mais tempo (até 6 meses).

Sugestão: Como saber quando a jaca está madura

5

Agora que já está apto para ir ao supermercado e escolher o melhor kiwi para você, confira também os seguintes artigos que o ajudarão a fazer o mesmo com outros alimentos:

  • Como escolher maracujá maduro
  • Como escolher abacaxi maduro
  • Como escolher melão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher Kiwi maduro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.