Como escolher jaca madura

Como escolher jaca madura

A jaca é o maior fruto cultivado no mundo, atingindo os 15 a 25 quilos facilmente. Nasce no tronco e nos ramos mais baixos da jaqueira, árvore originária da Índia e que foi introduzida no Brasil através dos portugueses. Essa árvore pode atingir os 25 metros de altura e se espalhou facilmente pelo litoral brasileiro principalmente na zona norte, muito por causa do clima úmido e quente. No umComo vamos explicar-lhe como escolher jaca madura.

Jaca Dura, Mole e Madura

Existem dois tipos de jaca, a jaca dura e a mole. A primeira é caracterizada por ser a maior e mais crocante, tem gomos mais firmes e normalmente come-se com carnes, resta lembrar que a jaca em muitos casos é utilizada como vegetal ou acompanhamento porque contém muitos carboidratos. Depois temos a jaca mole em que o tamanho é menor mas é mais cheirosa. A mole é bastante doce e boa para comer pura.

A carne da jaca se encontra ao redor das sementes em forma de gomos. Essas sementes cruas são tóxicas, mas cozinhadas não tem problema nenhum, além do mais fazem lembrar o sabor do pinhão ou da castanha. Quanto à casca da jaca ela é verde, áspera e um pouco grossa. No entanto rompe-se facilmente quando está demasiado madura.

Para saber como escolher a jaca madura você deve ter em atenção às saliências. Elas devem estar bem desenvolvidas e amareladas. Em seguida, pressione com os dedos, e se sentir uma consistência firme, parabéns ela está madura.

Agora que já sabemos que a jaca está madura está na hora de cortá-la, cuidado com o cheiro característico do fruto, retirar as sementes altamente nutritivas para assar, grelhar ou cozer. Atente na polpa cremosa e branca amarelada, viscosa e suculenta bastante aromática. Aproveite bem o fruto para fazer sobremesas, doces ou acompanhar com carnes, ou se preferir coma ela assim mesmo crua.

Escolher outras frutas maduras

Agora que já sabe ver se a jaca está madura, veja também os seguintes artigos em que lhe explicamos como descobrir se outras frutas estão maduras:

  • Como escolher abacate maduro
  • Como escolher melão maduro
  • Como escolher kiwi maduro
  • Como escolher abacaxi maduro
  • Como escolher maracujá maduro

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher jaca madura, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.