Como escolher abacate maduro

Como escolher abacate maduro

É fã de abacate? Essa é uma fruta bem gostosa conhecida por ser um alimento "do bem". Possui muitos benefícios pois é rico em vitamina A, B, C e E, ferro, cobre, magnésio e potássio. Além disso, ajuda ainda a combater os radicais livres que provocam o envelhecimento celular e promovem o aparecimento de muitas doenças. No entanto, a hora de comprar esse delicioso e benéfico alimento pode apresentar algumas dificuldades. Muitas pessoas compram o abacate demasiado verde pois não sabem como escolher a fruta de forma correta. Para que isso não aconteça com você, o umComo reuniu várias dicas para que a escolha da fruta seja sempre infalível. Continue lendo esse artigo para saber como escolher abacate maduro.

Passos a seguir:
1

Cabo

Uma das melhores dicas para escolher abacate maduro passa por conferir o seu interior. E agora você deve estar se perguntando, como eu faço isso sem estragar a fruta?

Basta remover o pequeno cabo do abacate, localizado na extremidade inferior. Se, ao remover, você verificar que o interior está escuro, significa que o abacate não está bom para consumo. Se for possível ver o interior clarinho, o abacate está maduro e bom para comer.

No entanto, não recomendamos que esse método seja usado no supermercado!

2

Tocando

Um dos métodos mais simples para descobrir se o abacate está maduro passa por apalpar o alimento. Isso deve ser feito com a palma da mão para evitar amassar a fruta. Toque no abacate e, se ele ceder um pouco, está maduro. Ele deve estar nem demasiado duro, nem demasiado mole. Não esqueça que a fruta continua amadurecendo após a compra, pelo que pode ser comprando antes do ponto. Para isso, apenas aguarde que o abacate fique mais maleável.

3

Peso

Sabia que o peso do abacate pode indicar qual é a melhor fruta? Jogue o abacate ao alto e procure os mais pesados, pois contêm mais polpa e rendem mais do que os demais.

4

Casca

O tom da casca do abacate depende da variedade da fruta. Contudo, recomendamos que, na hora de comprar, evite abacates com pele muito clara e brilhante.

5

Como amadurecer e conservar

Se comprou abacates demasiado verdes, saiba que existem formas de o fazer amadurecer mais rapidamente. Embrulhe o abacate em panos ou folhas de jornal e coloque em uma cesta de fruta à temperatura ambiente. Apesar de alguns madurarem mais rapidamente que outros, eles devem ficar bons em alguns dias.

O abacate não deve ser refrigerado antes de ficar maduro. Assim que madurar, pode ser guardado na geladeira por uma semana e não mais. Se quiser refrigerar o abacate, deve colocá-lo inteiro e não cortar para evitar que escureça com a exposição da pele ao ar.

Caso já tenha usado uma porção de abacate maduro, guarde o restante na geladeira. Coloque em um saco plástico tipo ziplock ou embrulhe com filme plástico. Para prevenir o escurecimento, pode polvilhar um pouco de suco de limão na superfície exposta.

6

Agora que já sabe como escolher abacate maduro, confira esses artigos que explicam como escolher outros alimentos sem errar:

Como escolher tangerinas

Como escolher alcachofras

Como escolher bem uma melancia

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como escolher abacate maduro, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.