Como engrossar um molho

Como engrossar um molho

Os molhos são preparações perfeitas para condimentar muitas receitas, sejam de carne, peixe, verduras e inclusive de sobremesas. Mas um dos problemas habituais com que nos podemos deparar ao elaborá-los é que não fiquem com a espessura que esperávamos e, pelo contrário, fiquem muito líquidos. Este pequeno erro pode ser corrigido de forma fácil fazendo uso de alguns ingredientes que nos ajudarão a dar a esse molho a consistência adequada. Se quer saber quais são, preste atenção ao seguinte artigo de umComo no qual mostramos a você como engrossar um molho sem grandes complicações.

Passos a seguir:
1

Um dos ingredientes mais comuns e utilizados para engrossar um molho que não ficou com a consistência que nós esperávamos é a farinha. Este produto básico pode ajudar você a conseguir a espessura que deseja sem a necessidade de ter que alterar o sabor do molho. Além disso, deverá adicionar a quantidade de farinha indicada e da forma que mostramos a você a seguir para evitar que se formem grumos.

Só tem que adicionar em um copo um pouco de água e uma colher de sopa de farinha, e dilui-la bem com a ajuda de uma colher. Quando estiver pronto, volte a colocar o molho para cozinhar em uma panela no fogo e vá adicionando aos poucos a farinha. Vá mexendo ao mesmo tempo para que não se formem grumos e espere para que engrosse e fique bem unido.

2

A farinha de trigo não é o único ingrediente ao qual se pode recorrer para engrossar um molho que ficou muito líquido. Também encontramos a maisena, uma farinha muito fina de milho que, ao contrário da anterior, atua como um espessante instantâneo, por isso não precisará de realizar o processo de dissolução. Só deverá adicionar a quantidade de maisena que quiser ao molho enquanto estiver fervendo no fogo. Ao finalizar o cozimento, verá como obtém essa consistência mais grossa que estava procurando, conseguindo resolver este pequeno problema de uma forma muito simples e rápida.

3

Outra opção que pode dar bons resultados especialmente para conseguir engrossar preparações como sopas, cremes ou alguns molhos como o de cogumelos por exemplo, é adicionar um pouco de farinha de rosca. Este ingrediente conta com a capacidade de absorver muito rapidamente o líquido de qualquer molho, por isso também pode ser de grande utilidade. Para isso, terá que colocar a preparação no fogo e ir adicionando aos poucos a farinha de rosca sem deixar de mexer de forma constante. Deixe ferver um pouco mais e o resultado será uma sopa, creme ou molho mais espesso, mas igualmente saboroso.

4

Se preparou um delicioso creme de verduras, seja de brócolis, de espinafre, de abóbora,... mas se notar que ficou um pouco líquido, não se preocupe! Há um ingrediente estrela como a batata que é ideal para engrossar este tipo de preparações sem alterar o seu sabor original; além disso, conseguirá um prato muito mais nutritivo. A batata deve ser fervida com o resto de ingredientes seguindo a receita em questão e, uma vez que tudo esteja pronto, deverá triturar com a batedeira para obter o creme de verduras.

5

Como vê, são muitas as opções para engrossar molhos de forma simples, e outro dos produtos chave para fazê-lo é o creme de leite. Além disso, antes de adicionar, deve ter em conta que neste caso, além de contribuir com espessura, suavizará um pouco o sabor da preparação.

6

E para molhos doces? Para estes casos, também temos uma solução muito eficiente: adicionar um pouco de gelatina vegetal elaborada com ágar-ágar. Trata-se de um tipo de gelatina muito utilizada como espessante natural especialmente em receitas de sobremesas como gelatinas, cremes de confeiteiro, mingaus, geleias, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como engrossar um molho, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.