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Como elaborar uma carta de vinhos

Por Ana Caseiro. Atualizado: 26 agosto 2019
Como elaborar uma carta de vinhos
Imagem: lysbistro.com.br

A carta de vinhos é um dos cartões de visita de um restaurante, sendo uma peça fundamental na abertura de uma casa.

O vinho, além de ser um atrativo para muitos clientes, é um dos produtos vendidos onde se consegue obter maior margem de lucro, daí a importância de saber "vender" esta bebida.

Se está pensando criar uma carta de vinhos, informe-se sobre os detalhes que deve ter em conta e o que deve constar da mesma. Neste artigo de umComo.com.br ensinamos-lhe como elaborar uma carta de vinhos.

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Defina o design da sua carta de vinhos

Antes de iniciar a sua carta de vinhos, você deve pensar qual o design que pretende para a mesma. Não esqueça que a carta deve ser de fácil manuseio e deve ser clara e simples.

Ordem de colocação dos vinhos

Os vinhos deverão constar na carta por ordem geográfica, isto é, iniciando sempre pelos vinhos da região e do país onde se localiza o restaurante, ou, se for caso disso, os vinhos do país cuja cozinha se inspira.

De seguida, é importante dividi-los por gêneros. Inciando a carta encontram-se os aperitivos, chamados de fortificados, seguindo-se os espumantes. Depois, deverão constar os vinhos brancos, os roses e, por fim, os tintos. No final, aparecem então os vinhos de sobremesa e digestivos.

Informações dos vinhos

Sobre cada vinho que consta na sua carta, você deve indicar o nome completo, a sua DOC ou varietal e a safra, se for o caso.

Além destas informações "obrigatórias", você pode colocar algumas opcionais como o nome da vinícola, a graduação alcoólica, a casta, o produtor, etc.

Opte por colocar informação da disponibilidade do vinho, pode usar por exemplo uma etiqueta, para que o cliente não escolha um vinho que depois não está disponível.

E, claro, não esqueça de colocar o preço do vinho. Você pode colocar o preço da garrafa e, se for caso disso, o preço do copo e o seu tamanho.

Não esquecer

Você deve manter sempre a sua carta atualizada e esta deverá ser analisada e revista pelo menos de 4 em 4 meses.

Verifique se manterá os mesmos vinhos na carta e se as descrições dos mesmos deverão ser alteradas.

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