Como desidratar banana

Como desidratar banana
Imagem: bumbutabur.net

As bananas são ótimas para repor as energias, são um snack muito saudável, mas nem sempre apetece levar a banana para o trabalho ou para a academia, então uma boa solução para continuar a comer esta fruta é desidratar a banana, fazer uns chips de banana para poder comer em qualquer lado. Os chips de banana são muito saborosos e têm as mesma propriedades que as bananas. Aprenda em umComo.com.br como desidratar banana de forma rápida fácil.

Passos a seguir:
1

O primeiro passo é pré-aquecer o forno, a temperatura deve ser baixa entre os 50 e os 90 graus. Se você colocar numa temperatura muito alta a banana vai acabar queimando por fora e encruar por dentro.

Coloque as bananas sem casca mergulhadas em suco de limão por alguns minutos antes de fatiá-las, assim evita oxidarem, aumenta o sabor e o teor de vitaminas.

2

Fatie as bananas ás rodelinhas finas, com mais ou menos meio centímetro, quanto mais finas mais estaladiças elas ficam. Se as suas bananas estiverem maduras de mais para cortar fininho, pode colocá-las no freezer por uns 5 a 10 minutos e depois o corte sairá bem mais fácil. Pode também fazer o corte em meias luas mas esse método demora umas 12 horas a secar, já em chips é bem mais rápido.

Imagem: blogquintal.com
3

Coloque as fatias finas de banana lado a lado, numa grelha que possa ir ao forno, é aconselhado usar uma grelha, assim ambos os lados ficam expostos ao ar, que torna a secagem mais rápida. Coloque uma bandejinha por baixo da grelha para não sujar o forno com a água que vai acabar pingando. Se não tiver uma grelha de forno coloque numa travessa forrada a papel manteiga e deixe a porta do forno ligeiramente aberta para ajudar a umidade a sair. O processo com a travessa é mais demorado do que com a grelha.

Imagem: noticias.terra.com.br
4

Tempere os chips de banana com um pouco de sal grosso, fica delicioso, um salgadinho bem saudável.

Pode optar por colocar um pouco de canela em pó, caso prefira chips mais docinhos.

Imagem: projetoviolao.blogspot.com
5

Coloque a grelha com os chips de banana a meio do forno. O tempo da banana desidratar vai depender do quanto crocante você pretende os chips, normalmente 1 a 3 horas é suficiente para as bananas desidratarem. Vá testando a textura delas, e deixe mais ou menos tempo, conforme o resultado. A meio do tempo deve virar as rodelas de banana para desidratarem uniformemente.

6

Retire as bananas desidratadas do forno, as bananas ficam mais crocantes quando esfriam. Coloque a grelha na bancada e deixa acabarem de secar e arrefecer, o processo só termina quando elas ficarem completamente arrefecidas à temperatura ambiente.

Imagem: freeimagescollection.com
7

Quando as bananas estiverem prontas, coloque num recipiente com tampa, se as bananas desidratadas estiverem completamente secas duram meses.

Este snack é ótimo para comer entre refeições, mata a fome e é bastante saudável. Quando você tem vontade de batatas fritas, também é boa ideia comer estes chips, mata o desejo pois é crocante. Tenha sempre frutas desidratadas em casa, tanto para comer como para enfeitar pratos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desidratar banana, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.