Como descascar camarão

Como descascar camarão

Os camarões são uns dos ingredientes favoritos na cozinha de quem gosta de frutos do mar, sendo os protagonistas de uma grande variedade de pratos deliciosos. No entanto, na hora de preparar, muitas pessoas têm o problema de não saber como descascar adequadamente, por isso às vezes preferem não prepará-los por encontrar muita dificuldade em tirar sua casca.

Porém, não há razão para que deixe de lado este fruto do mar! No umCOMO te explicamos como descascar camarão de forma adequada e simples.

Passos a seguir:
1

Como tirar casca de camarão? Antes de você começar a descascar camarão, uma dica que pode ajudar a casca a sair mais facilmente e colocá-los um tempo em água com cubos de gelo. Ou então jogar água fervendo sobre os camarões e colocar um pouco de suco de limão ou vinagre, vai ver como a casca sairá muito mais facilmente.

Apesar de parecer que descascar camarão é complicado, a realidade é que usando a técnica adequada é muito simples. Comece separando a cabeça do resto do corpo, isto é bastante simples de fazer. Pode optar por jogar fora a cabeça ou por usar para dar sabor a um caldo ou aos seus pratos de frutos do mar ou aproveitar a carne do seu interior caso estejam cozidas.

2

Para descascar bem o camarão, o ideal é começar pelas patas. Simplesmente vá tirando, arrancando para fora, e veja como a carne começa a ficar à vista. A casca dos camarões não é muito dura, portanto conseguirá fazer isso rapidamente.

3

Depois que a casca tiver se desprendido das patas, conseguirá tirar facilmente o resto do corpo. Só restará o rabo, que pode deixar e optar cozinhar o camarão com ele, ou retirar puxando suavemente.

No final de tirar as cascas do camarão, se quiser pode colocá-las num saco e guardar no congelador para depois preparar um caldo de camarão.

4

Seguindo estes passos conseguirá descascar camarão e comê-lo sem problemas. Se estiver realizando este processo com os camarões crus, lembre-se da importância de limpar adequadamente retirando a tripa de dentro.

Para conseguir isso, pegue no camarão já descascado e na parte do lombo, mesmo no meio, faça um corte com a faca ao longo do fruto do mar inteiro. Após fazer isso poderá ver a tripa, retire-a com a ajuda de uma faca e passe o camarão na água para o deixar perfeito e pronto para cozinhar.

5

Agora que já sabe como descascar camarão rapidamente, não deixe de conferir estas receitas deliciosas com este fruto do mar:

  • Como fazer camarão ao alho
  • Como fazer risoto de camarão
  • Como fazer vatapá de camarão

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descascar camarão, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.