Como derreter goiabada - fácil e rápido!

Como derreter goiabada - fácil e rápido!
Imagem: soberjulie.com

Você está se perguntando como derreter goiabada para recheio ou para outros fins culinários que deixam suas sobremesas super gostosas e cremosas? O Chef umCOMO tem a solução para o seu problema, aliás, várias soluções diferentes para que você possa escolher a mais adequada para a sua receita. Fique ligado nas informações desse artigo e descubra como derreter goiabada para rocambole, para pavê, para cremes ou para qualquer outra gostosura. A goiabada em pedaço é transformada em goiabada cremosa bem rapidinho e sem frescura!

Como derreter goiabada no microondas

Para derreter goiabada no microondas e preparar uma calda deliciosa, siga o passo a passo seguinte:

  1. Comece por picar finamente a goiabada, já que isso facilita o seu derretimento;
  2. Adicione um pouco de água em um recipiente próprio para micro-ondas;
  3. A goiabada deve ser derretida com calma pois atinge altas temperaturas. Por esse motivo, comece deixando-a no microondas por 40 segundos.
  4. Retire a goiabada do microondas e dê uma mexidinha.
  5. Em seguida, adicione mais um pouco de água e coloque de novo no microondas por mais alguns segundos até dar o ponto desejado.Enquanto ela não chegar ao ponto desejado de goiabada derretida, deixe de 30 em 30 segundos e vá repetindo esse processo.
  6. Chegou? Sua calda de goiabada está prontinha!

Como derreter goiabada no fogo

Derreter a goiabada no fogão, é tão simples quanto a opção do micro-ondas, serve para praticamente qualquer tipo de receita que leve goiabada derretida, inclusive a do chessecake de Romeu e Julieta. Confira o passo a passo:

  1. Comece cortando a goiabada em pedaços pequenos;
  2. Coloque os pedaços de goiabada em uma panela e adicione meia quantidade de água, ou seja, se você colocar uma xícara de goiabada picada, por exemplo, deve adicionar 1/2 xícara de água;
  3. Em seguida leve a panela com água e goiabada picada ao fogo baixo. Deixe derreter, mexendo sempre, até os pedacinhos se dissolverem por completo e você notar que a goiabada ficou cremosa.
  4. Se você quiser uma cremosidade extra, deixe um pouco mais no fogo depois de dissolver completamente até ela engrossar um pouco.
  5. Sua goiabada cremosa está pronta para usar!

Como derreter goiabada com creme de leite

Se você quiser preparar um doce de goiabada com creme de leite, também conhecido como creme de goiaba, você pode preparar essa delícia com creme de leite. Para fazer a goiabada cremosa, você nem precisa de usar o fogo.

Creme de goiaba

Confira o passo a passo e experimente:

  1. Coloque 200 gramas de goiabada no liquidificador.
  2. Adicione 1 lata de creme de leite e 1/2 xícara de leite.
  3. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.
  4. Leve à geladeira por, no mínimo, duas horas.
  5. Seu doce de goiabada está pronto!

Como derreter goiabada na panela de pressão

Se a sua intenção é derreter a goiabada para rocambole na panela de pressão, essas são as indicações que você deve seguir:

  1. Pique a goiabada e coloque-a na panela de pressão com água pela metade.
  2. Adicione 10 gotas de limão na água.
  3. Em seguida, feche a panela e cozinhe em fogo baixo por duas horas (contando depois da panela começar a chiar).
  4. Deixe esfriar e transfira a goiabada para uma travessa de vidro.
  5. Leve a goiabada ao forno de microondas e coloque na potência máxima por 30 minutos.

Isso funciona porque a panela de pressão hidrata as moléculas da goiabada, removendo o açúcar, que é transferido para a água. Ao levar ao microondas, as moléculas da água esquentam e vibram, derretendo e formando um caldo no fundo. Isso faz com que a goiabada derreta completamente e forme um caldo em ponto de bala perfeito para ser usado no rocambole. Use a goiabada líquida no rocambole de seguida, espalhando bem sobre a massa com uma colher. Fica maravilhoso!

Sugestão: Como fazer goiabas em calda

Imagem: apkmodgame.net

Como derreter goiabada para colocar no bolo

Existem diferentes receitas de bolo que levam a goiabada como um toque especial e irresistível.

Goiabada derretida na massa do bolo

Se a intenção é usá-la na massa do bolo, saiba que para bolos simples (fubá, iogurte, laranja...) você pode incorporar cubinhos de goiabada diretamente na massa do bolo antes de assá-lo e eles se derreterão enquanto o bolo assa. Prático e com um resultado sensacional!

Nesse caso, no entanto, saiba que quando os cubinhos de goiabada são mais pesados eles acabam descendo para o fundo da forma. O legal é que quando você desenforma, tem um bolo com uma camada irregular de goiabada incorporada ao topo da massa. Agora, se a intenção é que a goiabada fique toda misturadinha pela massa, aposte em raspas mais finais e em mais quantidade se quiser que o sabor se sobressaia.

Recheio de goiabada

Já para o recheio de goiabada no bolo, qualquer uma das técnicas de como derreter goiabada, explicadas anteriormente, servem. O mais importante é encontrar um ponto que não seja tão duro, para uma goiabada derretida cremosa, use mais água. Essa técnica também é útil para derreter goiabada e usá-la na cobertura do bolo.

Para um recheio de goiabada mais molhadinho, você pode preparar uma geleia de goiaba caseira, que também é muito fácil. O sabor é praticamente o mesmo da goiabada, o que muda é a textura. Veja como fazer uma geleia de goiaba fácil.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como derreter goiabada - fácil e rápido!, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.