Como dar sabor à quinoa

Como dar sabor à quinoa

A quinoa é um pseudocereal procedente da América do Sul, com um alto valor nutricional, que cada vez é mais consumido em todos os continentes. Entre os benefícios de consumir esta semente está a regulação da pressão arterial, sua riqueza em ferro e potássio e sua adequação para os diabéticos, já que conta com um baixo índice de glicose.

No entanto, a quinoa, por si só, carece de sabor, pelo que pode ser cozida de mil e uma maneiras. Em umComo.com.br te propomos como dar sabor à quinoa. Siga estes conselhos e consiga um prato nutritivo, saudável e saboroso.

Passos a seguir:
1

Se bem este cereal em si é bastante insípido, é possível aprender como dar sabor à quinoa cozinhando-a com diferentes ingredientes que potencializarão seu sabor. Adicionar sabor a esta semente é fácil e este costuma ser um prato ideal para vegetarianos, além de complementar qualquer comida.

No seguinte link você poderá encontrar receitas para vegetarianos.

2

Você pode cozinhar a quinoa com muita antecedência e, inclusive, congelá-la após fervê-la. Para isso, você deverá fechá-la hermeticamente e deixar descongelar completamente antes de acrescentar-lhe qualquer outro ingrediente.

3

A quinoa deve ser cozida sozinha e depois são acrescentados os ingredientes para dar-lhe mais sabor. Lave-a antes de colocar para ferver para evitar que fique qualquer resíduo.

4

Depois coloque em um coador e deixe cair sobre o grão um jato de água fria, enquanto mexe pouco a pouco as sementes. A seguir, coloque a quinoa em uma panela para que vá cozinhando.

5

Para saber como dar sabor à quinoa aconselhamos que você escolha as verduras de que mais gosta. Sempre lhe dão um toque especial o pimentão (vermelho ou verde), a cebola ou os cogumelos. Mas se você não for vegetariano, também pode acrescentar frango ou carne de vaca.

6

Receita de quinoa com verduras

  • Refogue uma cebola cortada em pedaços pequenos, uma cenoura, pimentão vermelho e um alho. Quando já estiverem refogadas, acrescente à mistura duas xícaras de água.
  • A seguir, acrescente a quinoa e deixe que os ingredientes se misturem em fogo baixo e tampados, entre 10 e 15 minutos.
  • Por último coloque sal e pimenta a gosto.

Pronto! Você já tem seu saboroso prato de quinoa.

7

Lembre-se que para saber como dar sabor à quinoa você pode acrescentar qualquer ingrediente ao seu prato, bem como servi-lo frio ou quente. Pense que, ao não ter sabor próprio, a quinoa proporcionará os nutrientes necessários e complementará qualquer ingrediente.

Deixe sua criatividade gastronômica voar!

Dica: Acesse também esse artigo e esclareça à dúvida "Comer quinoa crua faz mal?"

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar sabor à quinoa, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.