Como cozinhar vagem

Como cozinhar vagem

A vagem é um legume, que pode encontrar durante o ano inteiro. De seguida, partilhamos consigo duas receitas simples para cozinhar vagem, a primeira é como fazer uma salada de vagem e a segunda é como fazer vagem refogada. Não se esqueça que, antes de cozinhar a vagem deve lavá-la muito bem e retirar as pontas com uma faca ou a mão. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como cozinhar vagem.

Vai precisar de:
  • Vagem
  • Azeite de oliva
  • Vinagre de vinho
  • Pimenta do reino
  • Dentes de alho
  • Sal

Salada de vagem

Coloque numa panela água e sal e deixe ferver. De seguida, coloque 500 g de vagens e deixe cozinhar em lume médio entre 3 a 5 minutos, até ficarem bem macias. Antes de cozinhar vagem deve cortar as pontas.

Enquanto as vagens estão a cozinhar, coloque numa tigela pequena 6 colheres de sopa de azeite de oliva e 2 colheres de sopa de vinagre de vinho. Tempere com sal a gosto e mexa com um garfo até ficar tudo muito bem misturado.

Depois de as vagens estarem cozidas, escorra-as bem e coloque-as numa travessa.

Coloque o tempero sobre as vagens ainda quentes e misture.

Deixe a salada num sítio fresco durante cerca de uma hora até esfriar. Misture novamente as vagens com o tempero e sirva como acompanhamento.

Vagem refogada

Para fazer vagem refogada deve lavá-la e cortá-la em rodelas finas. De seguida, coloque um fio de azeite numa frigideira e em alto lume refogue a vagem, para ficar um pouco grelhada, durante cerca de um minuto. Depois, baixe o lume, e sem acrescentar nada, deixe cozinhar a vagem até ficar macia, mas um pouco crocante. Após estar bem cozinhada, empurre-a para os cantos da frigideira e deixe um espaço no meio. Coloque aqui um pouco de azeite e frite alguns dentes de alho cortados em fatias muito finas. Quando o alho estiver bem dourado, misture com a vagem, e tempere com sal e pimenta do reino a seu gosto. Ao servir, poderá regar com mais um fio de azeite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar vagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Receitas.