Como cozinhar tempeh

Como cozinhar tempeh

Se você é vegetariano ou vegano com certeza que já sabe o que é o tempeh. Trata-se de um alimento procedente da gastronomia oriental (mais concretamente da Indonésia) e está altamente recomendado para as pessoas que não ingerem proteínas de origem animal porque oferece uma alta concentração proteica. Ao contrário do tofu, este ingrediente tem um sabor muito característico similar ao da noz e, por tanto, dá um sabor extraordinário tanto como acompanhamento dos pratos como para ser consumido de forma individual. Neste artigo de umComo contamos a você como cozinhar tempeh, além de explicar a você seus benefícios.

O que é o tempeh

O tempeh é um alimento que procede da gastronomia Oriental e que se considera um dos principais substitutos da carne, por isso é ideal para as pessoas que seguem uma dieta vegetariana ou vegana. Trata-se de um alimento que está formado à base de soja e que foi cozido e fermentado com o mofo que se conhece com o nome de "rhizopus".

Este alimento é um ingrediente fundamental em países asiáticos, sobretudo na Indonésia. Atualmente e, graças aos seus benefícios nutritivos, é usado nas regiões ocidentais para dar aos nossos pratos um ingrediente repleto de proteínas e sem ser procedente de animais.

O sabor do tempeh é muito similar ao de uma noz e, ao contrário do tofu (que costuma ter um sabor menos intenso), o tempeh é muito saboroso e dá um toque diferente a cada prato que você cozinhar. Assim, seja ou não vegetariano, ao cozinhar com tempeh conseguirá que seus pratos fiquem repletos de nutrientes saudáveis como a proteína, o cálcio ou as isoflavonas.

Propriedades do tempeh

Como já referimos, o tempeh é um alimento rico em nutrientes e que se torna em um perfeito ingrediente para as dietas vegetarianas ou as mais saudáveis. O motivo é que é um alimento com muitas propriedades como as que explicamos de seguida:

  • A primeira coisa a ter em conta é que o ingrediente básico do tempeh é a soja, portanto, tem todos os benefícios da soja como ajudar a regular os níveis de colesterol, um grande teor em vitamina B, uma grande quantidade de proteínas, etc.
  • A maior contribuição nutritiva do tempeh é a sua riqueza em proteínas já que consumindo apenas 100 gramas deste ingrediente você está introduzindo mais de 40% de proteínas e, além disso, quase sem calorias, já que esta porção só contém 200 calorias.
  • Também contém altos níveis em isoflavonas, um componente que ajuda a aliviar os sintomas da menopausa, além de fortalecer os ossos.
  • Além disso, também é rico em magnésio e cobre, por isso atua como um potente antioxidante que ajuda a manter em um ótimo nível as suas funções corporais, além de prevenir o envelhecimento precoce.
  • Quando o tempeh se fermenta com o mofo, este processo produz agentes antibióticos naturais que conseguirão que o seu sistema imunológico esteja mais forte e protegido perante ataques externos.

Cozinhar tempeh

Para saber cozinhar tempeh a primeira coisa a ter em conta é que se trata de um alimento que tanto pode ser consumido como ingrediente principal de um prato (ou seja, imitando um hambúrguer, por exemplo) ou como acompanhamento de saladas, misturado em outras receitas, etc. Ao contrário do tofu, este alimento tem um sabor muito intenso e delicioso, por isso pode ser comido como prato único e aproveitarmos, assim, dos benefícios que acabamos de explicar para você.

  • Trata-se de um ingrediente que se cozinha de uma forma muito rápida e que não precisa de temperos nem molhos, a não ser que você goste das receitas condimentadas. A forma geral de cozinhar tempeh é cortá-lo em cubos e salteá-lo em uma frigideira junto com ingredientes como vegetais ou alho conseguindo, assim, saborear uma receita extraordinária de tempeh com alho.
  • Na imagem verá o tempeh frito, você pode fazê-lo assim cortando fatias finas de tempeh e colocando em uma frigideira com bastante azeite. Vire algumas vezes e provará um petisco saudável e muito crocante, perfeito para acompanhar outros pratos.
  • Ao se tratar de um alimento rico em proteínas, o tempeh também costuma ser incluído em sanduíches acompanhado de vegetais e conseguindo, assim, um sanduíche saudável e nutritivo. Do mesmo modo, também pode ser misturado com suas saladas sem necessidade de cozinhá-lo e usufruir, assim, do seu incomparável sabor natural.
  • Na Indonésia (país de origem do tempeh) costuma-se cozinhar salteado com verduras a gosto ou arroz, deve tirar do fogo quando começar a adquirir uma tonalidade dourada. Ainda que também se possa optar por prepará-lo fervido ou no forno, mais duas opções leves nas quais não se tem que usar azeite.
  • Graças à sua textura, o tempeh também pode ser tratado como se fosse carne picada ou moída. Pode ralá-lo e conseguir, assim, a textura necessária para elaborar hambúrgueres vegetarianos, croquetes ou, inclusive, linguiças veganas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cozinhar tempeh, recomendamos que entre na nossa categoria de Comida e Bebida.